Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Secretária de saúde prorroga pela última vez a campanha de vacinação contra gripe em MT

Da Redação - Vanessa Alves

A Secretária de Estado de Saúde (SES) irá estender, pela última vez, a campanha contra a gripe em Mato Grosso, após o Estado não atingir a meta estimulada.  Até o momento foram imunizados cerca de 71,31% da população de risco, o que corresponde a aproximadamente 437.946 pessoas. O prazo vai até o dia 26 de junho em todos os postos de saúde de Mato Grosso.
 
De acordo com a SES, entre grupos prioritários foram vacinados, até está segunda-feira (15), 155.670 crianças de seis a menores de cinco anos (68,21%); 24.866 gestantes (62,55%); 41.639 trabalhadores em saúde (75,01%); 5.890 puérperas (90,20%); 195.786 pessoas acima de 60 anos (79,99%); 14.095 indígenas (35,83%). População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas também integram o grupo alvo da campanha. 

Leia mais: 
Consórcio CL Cuiabá vence licitação do novo Pronto Socorro; obra custará R$ 76 milhões 
 
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, a secretária teve dificuldades em relação ao repasse das vacinas nos 10 primeiros dias da campanha,  devido ao atraso do Ministério da Saúde, porém, hoje todos os municípios estão abastecidos.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta os municípios a intensificaram as ações estratégias para que se possa alcançar a meta do Ministério da Saúde. Para Mato Grosso, foram disponibilizadas 686.400 mil doses da vacina. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis. 
 
A vacina ficará disponível apenas nesse período da campanha. “A vacina precisa de um determinado tempo para estimular o sistema imunológico e proteger a pessoa, por isso a imunização deve ser feita antes do inverno. Após esse período de campanha a vacina não fica disponível na rede”, concluir Flávia.     
 
Para poder receber a vacina é importante que o cidadão leve aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto, além disso, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Apenas pessoas que tenham alergia severa a ovo, que tenham doença neurológica ativa e que já tiveram alguma reação alérgica anteriormente ao tomar a vacina, não poderão receber a vacina.
 
Imprimir