Imprimir

Notícias / Educação

Alunos da rede municipal de ensino participam da Semana Nacional de Combate às drogas

Ascom Rondonópolis

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a 5ª Caminhada da Prevenção contra as Drogas promovida pelo Programa Educacional de Resistência às drogas e Violência – Proerd, da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - Semed. O programa é oferecido anualmente e atende 1.084 alunos da 1ª Fase do 1º ciclo e 1ª Fase do 3º ciclo de 17 escolas da rede municipal de ensino de Rondonópolis.

A caminhada faz parte dos eventos da Semana Nacional de Combate às Drogas e teve a participação de 200 alunos de cinco escolas municipais: Aparecida de Souza Vetorasso, Irmã Elza Geovanella, Professora Gildázia Souza Pirozzi, Albino Saldanha Dantas e Bernardo Venâncio Carvalho. A caminhada iniciada na Praça Brasil, percorreu a Avenida Amazonas, a rua Rio Branco, a Avenida Marechal Rondon e a Rua Arnaldo Estevan.

Para Flávia Bonfim Mendonça, gerente do Núcleo de Execução dos Programas e Projetos do Departamento de Gestão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, essa ação incentiva a reflexão dos estudantes junto à comunidade. “É uma satisfação poder colaborar com o crescimento das crianças em parceria com a Polícia Militar, porque assim conseguimos incentivar a cidadania, ensinando como escolher e o que escolher.”

No programa, é repassado aos alunos a identificação de soldados da prevenção para que sintam a responsabilidade de prevenir e esclarecer as pessoas. Para a subtenente da Policia Militar e coordenadora pedagógica do projeto, Ana Alice Soares dos Santos, essa caminhada causa um impacto positivo diante da sociedade. “São as crianças que serão o nosso futuro que estão dizendo não as drogas, e irão olhar para as drogas com uma visão mais crítica e não tão liberal como vem acontecendo hoje na nossa sociedade.”

Para Edinéia Maria de Oliveira, professora do 5º ano da Escola Municipal Irmã Elza Geovanella e para o coordenador Áureo José Barbosa, o programa é muito importante porque conscientiza os alunos, as famílias e toda a comunidade em relação ao combate do uso das drogas. “Os alunos ficaram eufóricos, é diferente sair da sala, tudo muito divertido para eles. A Semed e a Secretaria de Estado de Segurança Pública estão desempenhando um papel fundamental para o futuro dessas crianças,” afirmou a professora Edinéia.

Para completar os eventos da semana nacional de combate às drogas, ocorrerá nessa terça-feira (23) e quarta-feira (24), na praça Brasil, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, a 5ª Feira de Prevenção contra às Drogas com os alunos das escolas da rede municipal de ensino. Na feira, cada escola terá um espaço em que os alunos vão expor para a população os temas trabalhados para combater as drogas.
 
Imprimir