Imprimir

Notícias / Cidades

"Saneamento básico representa saúde", afirma engenheira

Assessoria

A engenheira Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) destacou que uma estrutura de saneamento básico realmente assegura proteção à saúde das pessoas. A seguir, detalhou a sequência do tratamento de esgoto. “Toda água tratada utilizada em nosso dia-a-dia, se transforma em esgoto”.

A água é captada de forma bruta dos rios Cuiabá e Coxipó, passa por tratamento por meio de produtos químicos e, só depois, é distribuída à população. Após esse uso e, já na condição de efluente (esgoto), é novamente tratada, para ser devolvida aos mananciais. “Esgoto “in natura” contamina rios, córregos, nascentes, asfixiando peixes pela falta de oxigenação, além da contaminação do solo e produção de doenças”.

Eliana Rondon informou que a Companhia de Saneamento da Capital só trata de esgotos domésticos, sendo determinado às empresas comercial e industrial o tratamento dos próprios efluentes produzidos.

Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo a engenheira, grande parte dos problemas causados pela carga ainda alta de esgotos não tratados em Cuiabá será neutralizada, minimizando os impactos sofridos pelos rios e pelo meio ambiente. “Se não tratarmos bem nossos esgotos, a água pode contaminar os alimentos, via lavouras. Um esgoto não tratado contamina solo, infiltrando-se no lençol freático, o que compromete a utilização de poços artesianos na área”, concluiu Rondon.
Imprimir