Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Ceadas faz mutirão de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Secom Rondonópolis

O Centro Especializado de Apoio Diagnóstico Albert Ainsten – Ceadas, com o apoio da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis – Apor realiza no sábado (25) um mutirão de atendimento para o diagnóstico precoce de câncer de pescoço e cabeça. O mutirão, que acontecerá das 7h às 11h no Ceadas, faz parte do Julho Verde, mês de prevenção ao câncer de pescoço e cabeça.

Na ocasião, segundo o coordenador do mutirão, cirurgião de cabeça e pescoço, Carlos Henrique Fortes Pereira, será feita uma análise e a respectiva triagem das pessoas e aquelas que apresentarem suspeitas de câncer serão encaminhadas para exames e biópsias.

Carlos Henrique explica que o câncer de boca é o segundo mais comum na comunidade masculina, especialmente, entre fumantes, alcoólicos e para quem tem maus hábitos de higiene bucal. Já, o de cabeça e pescoço é o quinto tipo de câncer mais comum entre a sociedade.

Toda a população está convidada a participar do mutirão, principalmente, os grupos de risco, que conforme o cirurgião, são aquelas pessoas com mais de 50 anos, que tenham antecedentes familiares destes tipos de câncer, que possuam feridas na boca que não cicatrizam ou ainda rouquidão persistente.

O Julho Verde foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço e é lembrado como mês de combate a esses tipos de câncer pela primeira vez no Brasil.

Palestras

Já nesta semana, o coordenador do mutirão, irá realizar palestras com as agentes comunitárias de saúde e enfermeiras dos Postos de Saúde de Família – PSFs da cidade para que realizem uma busca ativa da população de risco na rede municipal.
Imprimir