Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Menina britânica que ganhou direito de morrer é operada

BBC

Uma menina britânica de 14 anos que havia conquistado junto ao sistema de saúde do país o direito de não ser operada por ter um estado de saúde frágil mudou de ideia e passou por um transplante de coração nesta quarta-feira (29).

O hospital Great Ormond Street, em Londres, confirmou que Hannah Jones foi internada, mas não revelou mais detalhes sobre o caso.

Ela teve seu coração enfraquecido em decorrência de remédios usados no combate à leucemia. Sem a operação, ela teria poucos meses de vida.

Hannah ganhou notoriedade na Grã-Bretanha em novembro do ano passado, quando o Herefordshire Primary Care Trust, entidade que administra um hospital onde a menina era tratada, entrou com uma ação na Justiça para obrigá-la a ser submetida a um transplante de coração, argumentando que sem a operação ela morreria.

Na época, ela recusou-se a ser operada porque a cirurgia tinha poucas chances de sucesso e, mesmo se bem-sucedida, exigiria cuidados médicos intensivos. A menina havia dito que preferia morrer com dignidade.

Em novembro, o Herefordshire Primary Care Trust desistiu da ação na Suprema Corte da Grã-Bretanha, depois que um assistente social atestou que a jovem estava firme na sua decisão.
Imprimir