Imprimir

Notícias / Política BR

LDO deve ter substitutivo integral para contemplar mudanças pedidas pelo governo em emendas

Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli / Da Redação - Ronaldo Pacheco e Patrícia Neves

As lideranças partidárias devem apresentar na manhã desta quarta-feira um substitutivo integral ao texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016, durante sessão extraordinária na Assembléia Legislativa.  Segundo o presidente da Comissão de  Constituição e Justiça (CCJ) , Dilmar Dal Bosco (DEM), o substitutivo vai contemplar as alterações feitas nas emendas apresentadas pelos deputados e que foram objeto de acordo com o Governo do Estado.

Leia mais: 
Guilherme Maluf quebra recorde em apresentação de projetos na AL; social é prioridade 
Hospital São Benedito realiza quatro cirurgias ortopédicas no primeiro dia de funcionamento


Para agilizar o processo, Dilmar acompanhou a redação do substitutivo e estará pronto para emitir o parecer da CCJ em plenário, que será votado pelos outros membros da comissão e depois pelo pleno.  Em seguida, deve ser emitido e apreciado o parecer da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. Só então o texto será votado em redação final.

 
A expectativa do líder do governo, Wilson Santos (PSDB), é que 18 deputados compareçam à sessão extraordinária, o que dará quórum  necessário para votar a LDO. No entanto, o líder do PDT, deputado Zeca Viana, já externou sua intenção de pedir vistas do projeto, o que adiará a votação em pelo menos cinco dias.  A votação só não ocorreu na semana passada também em função de um pedido de vistas, do deputado Emanuel Pinheiro (PR),  que se encerra nesta quarta.

O deputado Zeca Viana (PDT) confirmou, via assessoria, que deseja elucidar dúvidas sobre o projeto da LDO e vai pedir vistas.

A reportagem do Olhar Direto apurou que a deputada Janaína Riva (PSD) também deve obstruir a votação. E uma das estratégias é pedir vistas.  A sessão inicou-se por volta das 9h50 e foi suspensa por dez minutos.

Base para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016,  a LDO prevê R$ 16,03 bilhões para Mato Grosso, no próximo ano.  Os indicadores da economia utilizados nas estimativas das receitas e despesas consideraram o cenário mundial e nacional esboçado, além de medidas econômicas estruturais a serem adotadas pelo Estado, a concretização de investimentos em infraestrutura de transporte realizados por meio de concessões federais e a melhoria da eficiência econômica do setor produtivo. 
Imprimir