Imprimir

Notícias / Brasil

AM registra mais de 400 novos casos de Hepatites Virais este ano

G1

Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) aponta que 410 novos casos de Hepatites Virais foram registrados este ano no Amazonas. O número corresponde ao período de 1º de janeiro a 15 de julho. A Secretaria informou que uma ação educativa será iniciada na segunda-feira (17) alertar a população sobre a transmissão e o tratamento da doença.

Os dados são do Sistema de Notificação de Agravos SINAN. De acordo com os números, entre os anos de 1975 a 2015, foram confirmados 8.538 casos da doença, sendo 3.416 do tipo A, 2.825 do tipo B, 1.662 do tipo C e 635 do tipo D.

A abertura oficial da ação em Manaus será na terça-feira (28), às 8h, na Fundação Alfredo da Mata (FUAM), na Cachoeirinha, com oferta de teste rápido para Hepatite C, imunização para Hepatite B, palestras e blitze em frente à instituição, na avenida Rodrigo Otávio, com distribuição de material informativo e preservativos.As maiores incidências foram nos municípios de Manaus, Eirunepé, Coari, Atalaia do Norte, Lábrea, Boca do Acre, Guajará, Manacapuru, Fonte Boa e São Paulo de Olivença.

As hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E e comprometem o fígado.

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/AM), órgão da Susam, infectologista Silvana Lima, os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objetos, aleitamento materno e transmissão  vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).

Campanha
De acordo com a Susam, equipes de saúde vão orientar a população sobre a doença. A campanha, que encerra no dia 31, tem o propósito de reforçar os alertas para a prevenção e detecção da doença.


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão no local, das 9h ao meio-dia, distribuindo materiais sobre a doença.

Como parte da programação, no dia 30, das 9h às 11h, as atividades serão estendidas para o Porto da Manaus Moderna, com a distribuição de preservativos e folders informativos. Até o dia 31, a população poderá fazer teste rápido para detecção da Hepatite C nas unidades de saúde e instituições parceiras. Haverá ainda a imunização contra Hepatite B.

A campanha faz parte do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado oficialmente em 28 de julho.

Imprimir