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Williams cogita ajustar altura do banco, após Massa errar posição no grid

Globo Esporte

O GP da Hungria de domingo teve duas largadas. Os pilotos estavam alinhados no grid e as luzes começavam a se apagar quando a direção de prova abortou o procedimento e ordenou que os competidores dessem outra volta de apresentação. Quem provocou a medida foi Felipe Massa, que havia alinhado de forma errada (confira no vídeo acima). Ao lado da conhecida marcação branca do grid de largada, há uma linha amarela para os pilotos se guiarem e pararem na posição correta. O brasileiro da Williams, que chegou em 12º na corrida, revelou não ter conseguido enxergar tal linha, garantiu nunca ter tido problema parecido e desconfiou de que a marcação na pista de Hungaroring possa ser diferente dos demais circuitos da Fórmula 1:


- Eu não consegui ver a linha. Normalmente não tenho problema algum em parar em outras pistas. Não sei se a linha amarela estava em uma posição diferente nesta pista em comparação às outras. É algo que precisaremos melhorar para que seja padronizada em todas as pistas – disse Felipe Massa à imprensa presente na Hungria.


Por causa do erro, Massa levou uma punição de 5s, tempo cumprido durante o primeiro pit stop.

Chefe de desenvolvimento e performance da Williams, Rob Smedley, que trabalhou com Massa durante anos na Ferrari, contou como a equipe e o piloto procederam no realinhamento do grid. 


- A pista não tem subidas ou descidas, mas ele disse que simplesmente não conseguiu ver. Quando ele deu a outra volta e dissemos qual havia sido o problema, ele disse “melhor eu parar mais para trás, do que correr o risco de parar em cima e tomar uma punição”. Aí ele parou aleatoriamente, sabendo que estava perto. Nós dissemos o quanto, e ele chegou um pouco mais para a frente.


O diretor disse que a escuderia cogita levantar o banco do brasileiro para que problemas como esse não se repitam:


- Teremos que avaliar se será necessário levantar ligeiramente o banco de Felipe, ou estabelecer um procedimento diferente.

Apesar de Felipe Massa ter 1,66m de altura, contra 1,73m de seu companheiro de Valtteri Botta, Smedley acredita que a diferença não seja tão relevante, devido à posição quase deitada de ambos no cockpit. Para ele, talvez uma questão anatômica esteja por trás da disparidade do campo de visão da dupla.


 - Valtteri disse que não teve problema nenhum em ver. Não acho que ele (Massa) seja menor (que Botas). Talvez seja o formato de sua cabeça. O lugar de seus olhos, comparado ao topo de sua cabeça, pode ser um pouco diferente.

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