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Notícias / Educação

Coordenadores pedagógicos participam de treinamento

Assessoria/Seduc-MT

Cerca de 170 coordenadores pedagógicos participaram de treinamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nos dias 23 e 24 de julho, na Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá. O objetivo foi preparar os profissionais para auxiliar na melhoria da proficiência dos alunos, e consequentemente, os indicadores da Prova Brasil. 

A programação contou com palestras sobre: Proficiência para a Educação Básica, com o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, e o superintendente de Formação Profissional da Seduc, Otair Rodrigues Filho; Organização do Trabalho Pedagógico e Avaliação Externa: currículo, Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Prova Brasil, com profissionais do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), além de oficinas pedagógicas para plano de ensino e plano estratégico. 

De acordo com a superintendente da Educação Básica da Seduc, Márcia Carvalho, o treinamento faz parte da política pública do Governo do Estado, por meio do programa Transforma Mato Grosso, para formação continuada, visando sanar as dificuldades existentes e contribuir para a melhoria da educação. “Estamos em busca do Fortalecimento do papel do coordenador para articular intervenções pedagógicas”. 

Segundo ela, os coordenadoras foram orientados a auxiliar os professores no planejamento de aulas, trabalhar com os alunos o tempo estipulado a cada bloco de questões e a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar na Prova. “A partir dos resultados da avaliação, o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes”, pontua Márcia, destacando que assim podem ser feita correção de distorções e debilidades identificadas. 

Avaliações 

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 

Nos testes aplicados na 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. 

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. 

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. 

Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. 
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