Imprimir

Notícias / Cidades

Município qualifica e cria balcão de empregos

Da Redação/Secom-Rondonópolis

O município de Rondonópolis conta, desde o dia 16 de julho, com o Departamento de Políticas do Trabalho que faz parte da Secretaria de Promoção e Assistência Social, comandada por Neuma de Morais. O departamento está funcionando no prédio da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairro (Uramb). O objetivo é oferecer qualificação profissional, gerar emprego e renda, além de inserir a população no mercado de trabalho e dar oportunidade ao jovem de ingressar no primeiro emprego.

O espaço é coordenado por Valéria Bevilacqua, que avalia o espaço como uma forma de apoio ao trabalhador. Segundo Valéria a idéia partiu da necessidade de qualificação exigida pelos empresários das indústrias que estão se instalando no município.

O departamento já ofereceu cursos gratuitos de padaria, marchetaria e fiscal de festa. Paralelo a esse trabalho, a secretaria está realizando cursos nos bairros da cidade. Já foram realizados cursos de auxiliar de cabeleireiro, manicure, bordado em chinelo e bordado nordestino, macramé, artesanato em jornal e reciclagem.

O principal objetivo da atual administração é proporcionar qualidade de vida por meio da qualificação profissional. Outro ponto positivo é ajudar as pessoas desempregadas a voltar para o mercado de trabalho. No local existe núcleos responsáveis por oferecer palestras e auxiliar as pessoas na elaboração de currículo, além de ensinar como se apresentar diante do futuro empregador.

O departamento também está oferecendo o balcão de empregos. As pessoas que se cadastrarem estarão à disposição dos empregadores para possíveis contratações. Até o momento já foram feitas as captações de 40 vagas para pedreiros e 35 fiscais de festa já estão trabalhando. Ao todo já foram beneficiadas mais de 300 pessoas.

A responsável pelo Núcleo de Colocação e Recolocação do Trabalhador no Mercado, Fátima Alves, afirma que a implantação de um local próprio para o trabalhador, sinaliza um avanço da administração. “Esta iniciativa representa um avanço da atual administração, que teve como objetivo principal valorizar o trabalhador por meio da criação de um espaço específico para atendê-lo”, finaliza.

Imprimir