Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Servidores do Estado participam de campanha nacional de doação de medula óssea

Assessoria/Casa Civil

Sabendo que o número de pessoas que necessitam de transplante de medula óssea no Brasil é grande, bem como a dificuldade de se encontrar doadores compatíveis - fato que na maioria dos casos leva o paciente à morte, servidores estaduais decidiram abraçar a campanha nacional se cadastrando no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A ação voluntária é um convite da Casa Civil a todos os servidores do Estado e começa nesta terça-feira (11), das 9h às 10h, no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, com palestra sobre o tema ministrada pela equipe do Hemocentro de Mato Grosso. Na quarta-feira (12), das 9h às 12h, será realizada a coleta de 5 ml de sangue dos voluntários.

Medula óssea é a matriz do sangue, que contém as células mãe (células tronco) que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos. A chance de se encontrar uma medula compatível com a do paciente é de uma para 100 mil doadores, por isso a necessidade da adesão de cada vez mais voluntários nessa cruzada pela vida. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que esteja gozando de boa saúde pode se tornar um doador.

Panorama - No ranking mundial de inscritos para doação de medula óssea, o Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, com 3,5 milhões de inscritos, atrás apenas dos Estados Unidos, que até novembro de 2014 contava com sete milhões e a Alemanha, em torno de cinco milhões. O Brasil conta com 70 centros para transplantes de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados. 

Serviço -  Outras informações sobre a palestra e a coleta de sangue podem ser obtidas por meio da Gerência de Gestão de Pessoas da Casa Civil. Telefones: (65) 3613-4410/ 3613-4411 ou pelo email gestaodepessoas@casacivil.mt.gov.br 
Imprimir