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Notícias / Educação

Relações étnicorraciais na escola são abordadas em curso

Assessoria/ Seduc-MT

Relações étnicorraciais na escola, currículo escolar e materiais didáticos estão sendo discutidos ao longo desta semana no III Módulo do Curso de Formação para Professores de Escolas Quilombolas, que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Esta é a última etapa presencial da formação, que conta com a participação de cerca de 30 docentes da rede pública de ensino, além de uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Sob comando do professor João Bosco, da Gerência da Diversidade da Seduc, o módulo pretende mostrar como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o material didático e o currículo que valorizam a história e cultura da população negra contribuem para mudanças de comportamento dentro e fora da escola, tendo como resultado uma sociedade mais justa e igualitária. 

Mato Grosso conta com escolas quilombolas nos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Barra do Bugres, Nossa Senhora do Livramento e Vila Bela da Santíssima Trindade. As unidades atendem cerca de três mil alunos. 

Além das aulas em sala, o curso vai promover uma aula de campo para despertar a curiosidade e compreender a participação negra na história e na cultura de um referido local. Conforme a superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc/MT, Gonçalina Eva de Almeida, é preciso ressaltar a presença do negro na construção das nossas cidades históricas. “Os monumentos - incluindo igrejas, ruas, casas – que hoje admiramos foram muitas vezes construídos pelas mãos negras dos africanos. E podemos perceber a importância no contexto municipal”. 

O grupo passará pela Praça da República, Palácio da Instrução, Museu Histórico de Mato Grosso, Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Rua de Baixo, Calçadão da Galdino Pimentel, Beco do Candeeiro, Monumento aos Meninos Assassinados, Museu de Imagem e Som de Cuiabá, Largo da Igreja do Rosário e São Benedito. 

O Curso de Formação para Professores de Escolas Quilombolas tem carga horária total de 180 horas, divididas em cinco módulos, e é coordenado pela professora doutora Cândida Soares da Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). Os encontros têm duração de cinco dias e acontecem uma vez por mês. A capacitação é uma realização da Seduc em parceria com o Instituto de Educação (IE) da UFMT, por meio do Nepre. 
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