Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Administração de consultórios e clínicas: um desafio para os dentistas

Da Redação/Cetao

Logo após a graduação, ou mesmo antes da finalização do curso de Odontologia, muitos profissionais começam a se preocupar com o rumo que desejam dar a suas carreiras. Abrir ou não um consultório? Trabalhar ou não para outrem? Credenciar convênios ou não? Quanto cobrar pelo serviço prestado? E como?

“Estas preocupações são muito pertinentes, pois o sucesso é fruto do planejamento.
Tradicionalmente, nossas escolas de Saúde são muito boas no quesito informação e embasamento teórico, mas deixam a desejar quando o tema é a gestão da carreira do profissional de saúde, pois não oferecem noções aprofundadas de administração e marketing. Nossos dentistas gozam de boa reputação mundialmente, entretanto, aprendem às duras penas a administrar o próprio negócio. São muitos os relatos de dificuldades e percalços neste caminho”, diz o Prof. Fernando Schiavetto, coordenador do Curso Como Administrar o Consultório , oferecido pelo CETAO.

Novas exigências sociais foram incorporadas à relação paciente x dentista. “Para exercer a Odontologia, hoje, é preciso mais transparência, mais fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. É preciso que o dentista avalie a concorrência, o tamanho do seu mercado. É necessário planejar a sua participação no mercado de saúde, saber qual o seu ‘share’ ”, explica Schiavetto.

Segundo o professor do CETAO, os dentistas que participam de seus cursos, nos últimos anos, vêm em busca de ferramentas de gestão que os torne mais competitivos. “Em tempos difíceis, como o que vivemos, com a economia globalizada, quem desenvolver um bom sistema de controle financeiro-econômico terá vantagem sobre seu concorrente. Assim, é necessário conhecer profundamente o seu negócio, criando um controle de custos, administrando o estoque e conseqüentemente suas compras”, defende Fernando Schiavetto.

“Com a compreensão e a aplicação dos conceitos de administração, o dentista pode melhorar o desempenho do seu consultório, aumentando as margens de contribuição - lucros finais - e estabelecendo uma política de preços e de cobrança condizentes com as necessidades do seu negócio e as de seus pacientes”, explica o coordenador do Curso Como Administrar o Consultório , oferecido pelo CETAO.

Informações sobre o curso

A próxima turma do Curso Como Administrar o Consultório tem início no dia 19 de agosto de 2009. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5051 2370/ 5051 6209, ou pelo e-mail: cetao@cetao.com.br. O conteúdo programático completo do curso está disponível no site: www.cetao.com.br

Clínicas do CETAO

As clínicas odontológicas do CETAO estão disponibilizando vagas para novos pacientes. O agendamento do atendimento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelos telefones (11) 50512370/50516209, entre 08:00 e 18:00 horas. As clínicas do CETAO são voltadas para a formação e aprimoramento técnico dos alunos dos cursos de pós-graduação e extensão em Odontologia. Têm fundamental importância no binômio ensino-aprendizagem nos módulos de disciplinas clínicas. O atendimento comunitário conta com uma estrutura de 45 consultórios, 2 laboratórios multidisciplinares, 3 salas de RX, 2 salas de espera para cerca de 70 pacientes. Os atendimentos mensais chegam a 4.000 pacientes e contam com a supervisão de um corpo docente de cerca de 128 professores. Acesse o nosso site: www.cetao.com.br

SERVIÇO:

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

Imprimir