Imprimir

Notícias / Política MT

Programa Bolsa Universitária 'forma' em medicina cinco estudantes carentes de Cuiabá

Da Redação - Patrícia Neves

Por intermédio do programa Bolsa Universitária, Mato Grosso ganha na noite de hoje, 19 de agosto, mais cinco médicos, todos estudantes de baixa renda de Cuiabá. Idealizado pelo então prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB), o programa gerou oportunidade de ensino superior para inúmeros jovens de baixa renda.
  
Leia Mais:
Wilson Santos cita vitórias do Executivo na Assembleia e diz que debate é importante

Pedro Mufatto, de 25 anos, é um deles. Na época do vestibular na Universidade de Cuiabá (Unic) seus pais estavam desempregados e a renda de seis pessoas na família era oriunda de um aluguel, no valor de R$1 mil.   “Não havia nenhuma condição para que eu pudesse estudar. O curso é muito caro. Na época, cerca de R$ 4 mil”.  Pedro já havia tentado o vestibular na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sem sucesso.
 
Ao tomar conhecimento do programa lançado pelo então prefeito, resolveu se inscrever e obteve a terceira classificação no ranking geral. Hoje, o médico generalista se prepara para iniciar uma nova fase de estudos. “Meu sonho é ser cardiologista. São mais quatro anos pela frente”, conta ao Olhar Direto.  Ao longo do curso, Pedro casou com uma também estudante de medicina e já é pai.

Para ser beneficiado com o programa da Prefeitura, critérios rígidos como renda mensal familiar de no máximo, cinco salários mínimos, além de ser residente em Cuiabá há, no mínimo, cinco anos, além de não possuir qualquer outra formação de nível superior, nem se encontrar matriculado em outro curso de ensino de graduação e ter cursado o ensino médio em escola pública, foram exigidos.
 
Os novos médicos iniciaram a turma na Unic em 2009. São os primeiros cinco médicos, primeira turma de medicina que se forma pelo programa Bolsa Universitária. Como compensação, os formandos  terá de prestar  400 horas de serviços ao município. 
 
‘Satisfação de pai’
  
O deputado estadual Wilson Santos afirmou à reportagem do Olhar Direto que vê a formatura dos primeiros cinco médico com muita satisfação. “Estou muito feliz, esse é um momento muito emblemático, a formatura dos primeiros cinco médicos provenientes desse programa criado na nossa gestão em 2008. O Bolsa Universitária contemplou 1008 jovens carentes. É uma alegria enorme, é como ver um filho realizando um sonho. O pai fica mais feliz que o filho”, comparou. O peessedebista afirmou que foi convidado pelos cinco estudantes e irá comparecer à formatura.
 
Wilson lembra que esses são os primeiros médicos aprovados após participarem do programa, mas lembra que estudantes se formaram em mais de 30 cursos diferentes após passarem pelo Bolsa Universitária. O ex-prefeito ainda afirma que espera uma sensibilização da Câmara Municipal de Cuiabá e da Prefeitura para a reativação do projeto, interrompido na atual gestão.
 
Além de defender a reativação do Bolsa Universitária em Cuiabá, Wilson pretende trazer o projeto para o âmbito estadual. “Vou apresentar um projeto na Assembleia Legislativa propondo para o Taques implantar esse programa no Estado. A educação, ela da asa, diferente do assistencialismo barato. Através do conhecimento as pessoas se tornam livres de verdade”, defende.
Imprimir