Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Grupo altera foto de mulher plus size e prega 'beleza magra' em rede social

Bem Estar

Um grupo denominado "Thinner Beauty" ("Beleza Magra"), criado na rede social Reddit, vem pregando a superioridade da magreza em comparação ao sobrepeso. O projeto propõe que os usuários peguem fotos de mulheres plus size e as alterem com programas de edição de imagem para transformá-las em pessoas magras.
A descrição da página afirma que o grupo "oferece às pessoas metas de saúde viáveis" ao mostrar o quão bonitas poderiam ficar se "apenas dedicassem um pouco de esforço ao seu corpo".

A cantora Adele, a atriz Rebel Wilson e até a estrela teen Selena Gomez já passaram pelo Photoshop dos colaboradores da página. Um deles postou inclusive um tutorial ensinando como transformar uma pessoa gorda em magra usando a ferramenta de edição de imagem.

Apesar de o grupo afirmar que não tem a intenção de promover discriminação, seus usuários postam fotos de antes e depois com legendas como "De grotesca a linda" ou "Peixe-boi ou sereia?".

A página do projeto no Facebook, chamada "Operation Harpoon", foi retirada do ar na manhã desta sexta-feira (21), mas já vinha recebendo diversas críticas dos internautas. "Tess [modelo plus size retratada em uma das fotos] é incrível e bonita como ela é. Não precisa de edição. Acho que o que precisa de edição são suas ideias sobre beleza", publicou um deles.

Os internautas também questionavam o fato de as modelos das fotos não terem dado autorização para que suas imagens fossem alteradas. Muitos ainda ressaltavam que as mulheres retratadas estavam mais bonitas nas imagens originais, que deixavam claro o sobrepeso.
Imprimir