Imprimir

Notícias / Política MT

Novos projetos habitacionais são condicionados a estrutura para saúde, educação e segurança

Da Redação - Patrícia Neves

Uma nova normativa será implementada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Cidades (Secid), e condiciona a aprovação de novos projetos habitacionais somente em  áreas que tenham potencial para receber estruturas de saúde, segurança pública e educação.

Leia Mais:
Taques nega equívoco na Adin contra orçamento impositivo e diz que deputados têm direito de reagir mal

Dessa forma, segundo informa o Governo do Estado, a Secid irá trabalhar em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Segurança Pública (Sesp). A integração dos trabalhos se dará, principalmente, no momento em que o novo projeto estiver sendo formatado. 

“É importante saber se a região que tem condições de receber novas residências também poderá integrar novas escolas, postos de saúde e policiamento. São novas famílias que irão residir naquele espaço e todas precisam de estrutura para viver adequadamente”, reforçou o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto. 

O objetivo é evitar situações semelhantes a que ocorre no bairro Jardim Buritis, em Primavera do Leste, por exemplo. A localidade, devido ao crescimento desordenado, sofre hoje com a falta de estrutura para os moradores. Atualmente, 20 mil pessoas residem no bairro, que somente este ano recebeu a primeira creche municipal. 

Planejamento 

Além das normativas para aprovação de novas habitações, o crescimento ordenado dos municípios é também reflexo do planejamento urbano. Para que isso seja realidade em Mato Grosso, a Secid já está trabalhando para apoiar as cidades na elaboração dos planos de uso e ocupação do solo, disponibilizando gratuitamente a ferramenta GeoCidades e seu corpo técnico. “Com este documento, os gestores conseguem ter direcionamento adequado voltado ao crescimento da cidade e, consequentemente, trazendo qualidade à população”, explicou o secretário.
Imprimir