Imprimir

Notícias / Cidades

Capacitação aborda democracia participativa e segurança pública

Da Redação - Sejusp/MT

Integrantes das comissões organizadoras das conferências de Segurança Pública dos Estados do Centro Oeste e Tocantins estão participando em Cuiabá de um curso ofertado pelo Ministério da Justiça, no qual estão em abordagem temas ligados a segurança com cidadania. São 17 integrantes por Estado, cuja capacitação trouxe a Cuiabá palestrantes da Venezuela, Chile, Colômbia e Brasil.

Na sexta-feira, pela manhã, o tema será “Acesso à Justiça e Resolução Pacífica de Conflitos”, com Pedro Strozenberg, do Brasil. No período da tarde, o jornalista brasileiro e especialista em segurança pública, Marcos Rolim, vai falar sobre “Redução de fatores de risco de se converter em vítima e agente da violência”. Rolim é autor do livro “A Síndrome da Rainha Vermelha”. No sábado, o jornalista volta a palestrar sobre “Prevenção, redução, proteção e atenção à vítimas da violência ou grupos vulneráveis (crianças, mulheres, jovens) .

Na tarde dessa quinta-feira, o tema do curso foi “Espaços urbanos seguros”, com Olga Segóvia, do Chile.

Participam do curso representantes da sociedade civil, poder público e os trabalhadores da área. A capacitação atendeu 7 municípios em cinco regiões. Desde 2004, pelo curso já foram capacitadas 511 pessoas em todo país. A previsão é que ao longo dos 4 meses 620 pessoas sejam capacitadas. O curso de Convivência foi adaptado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Ministério da Justiça.

A proposta do PNUD é desenvolver políticas públicas que fortaleçam a governabilidade local tendo por base as experiências de capacitação na América Latina e no Rio de Janeiro.

Os temas debatidos na Conferência são: análise e interpretação da criminalidade e da violência; ferramentas e metodologias PNUD de construção de capacidades locais para a concepção e desenvolvimento de políticas locais de segurança e convivência; enfoque integral de Convivência e Segurança Cidadã na formulação de políticas públicas; ferramentas especializadas para a melhoria da situação de segurança e convivência através da prevenção, dissuasão e controle.

Para a coordenadora de capacitação da Conferência Beatriz Cruz é essencial a participação da sociedade. De acordo com Beatriz as respostas que resultarão da Conferência serão inesperadas. “As perspectivas são boas, pois é a primeira vez que todos os setores participam de um debate para desenvolver políticas públicas em relação à Segurança Pública. O objetivo é unir trabalhadores da área e sociedade civil para que cada um com suas experiências possa contribuir na Conferência”, afirma Beatriz.

A metodologia proposta envolve uma dinâmica que combina aulas expositivas, palestras, oficinas e análise de casos concretos, conferências livres, e concurso de monografia.

CONSEG - O processo da Conferência envolve muitas etapas, entre elas: as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as Conferências Livres, a Conferência Virtual, os Seminários Temáticos, os Cursos de Capacitação e outras ações que possibilitam a qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, nos dias 27 a 30 de agosto de 2009. Os participantes terão contato com os mecanismos de participação social para definir políticas públicas a serem definidas na Conferência dentro de uma linguagem comum.

PNUD - É uma rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) presente em 166 países. Trabalha em parceria com governos, tendo como tema central o combate à pobreza.

Em 2000, líderes mundiais assumiram o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No PNUD Brasil, há um enfoque especial para encontrar e compartilhar soluções em três áreas principais: Governança Democrática; Redução da Pobreza e Energia e Meio Ambiente.

Para mais informações acesse o site: www.conseg.gov.br  
Imprimir