Imprimir

Notícias / Esportes

Após alta e queda na Itália, Jonathan fica sem clube e planeja volta ao Brasil

Globo Esporte

O início no futebol italiano, em 2011, não foi fácil, mas Jonathan se adaptou, viveu grande fase no Inter de Milão e chegou até a ser cotado para a seleção italiana no meio de 2014. De lá para cá, porém, o lateral-direito sofreu uma lesão no joelho, passou por uma cirurgia e viu seu contrato terminar. Neste fim de semana, o jogador de 29 anos trocará Milão por Belo Horizonte e voltará ao Brasil - mas sem clube. Além da família, o ex-Cruzeiro e ex-Santos tem outra motivação para retornar agora: quer atuar no país ainda em algo nível.

- Acho que é hora de volta, já fiquei no Inter muito tempo. Minha filha não foi alfabetizada em português, no sentido de escrever, então ela precisa aprender o idioma. E por achar também que o momento de voltar ao Brasil não é com 32, 33 anos, quando não vou estar no melhor da minha forma física para ficar sendo só mais um para somar em um clube. Você tem que voltar bem, com 29 anos, quando eu sei que ainda posso estar ajudando de alguma maneira, com qualidade. Não só estar entrando em campo e ajudando os meninos mais jovens com experiência – disse Jonathan por telefone, ainda em Milão.
Acima de tudo, o lateral quer simplesmente voltar a jogar, o que não faz desde 30 de dezembro, em amistoso contra o Paris Saint-Germain no Marrocos.

- A gente sabe que (a vida do jogador) muda muito rápido, mas o que aconteceu comigo um ano atrás, de estar muito bem, estar jogando em um clube grande, ter essa especulação de ir para a seleção, de repente estar jogando uma Copa do Mundo no Brasil, acho que tudo isso já ficou para trás, já passou um bom tempo. Acho que tenho que pensar de agora em diante, procurar me dedicar ao máximo nos treinamentos que eu vou fazer no Brasil e procurar ver a melhor proposta para mim, para minha família. E o mais importante de tudo, ao meu ver, é a minha lesão estar curada hoje. Agora é pensar positivo e tentar voltar o mais rápido possível para o campo, porque não aguento mais ficar só treinando. O jogador, ele quer jogar, quer estar aparecendo, quer estar sentindo o barulho do torcedor.

Jonathan se machucou ainda na pré-temporada do ano passado, mas conviveu com a lesão até operar o joelho em fevereiro. O contrato com o Inter de Milão terminou em julho, e, para seguir em atividade, passou os últimos meses treinando com o Partizan de Belgrado, influência do seu empresário, que é sérvio. Fará a mesma coisa no Brasil, em um clube que preferiu não revelar, até fechar com uma nova equipe. 

- Vou voltar para o Brasil agora e vou treinar aí. Já conversei com um clube, prefiro não falar o nome porque pode criar expectativas, mas já está tudo certo. Até pintar alguma coisa. De repente tem a possibilidade de fechar com esse clube, não sei. O campeonato já está acabando, faltam só três meses para acabar o campeonato. Na verdade, seria para fechar esse ano jogando um pouco, e aí ano que vem já começar a pré-temporada.

O tempo realmente não está do lado do lateral. O prazo para inscrição no Brasileirão termina na próxima terça-feira. Mas, se algum clube quiser contar rapidamente com o jogador, ele garante que está pronto.

- Hoje eu estou bem. Posso fechar com um clube e jogar já, se tivesse que jogar no fim de semana. Lógico que pelo tempo não vou conseguir jogar o tempo todo, mas eu já posso chegar e jogar. Minha condição física está boa, meu joelho não tem mais problema nenhum, não sinto mais nada – afirmou.
Imprimir