Imprimir

Notícias / Política MT

Após ser homenageado pelo MP-MG, Taques participa de reunião em Palmas e vai a Sinop

Da Redação - Laíse Lucatelli

Os governadores que participam do Fórum Brasil Central devem aproveitar a 3ª edição, a ser realizada nesta sexta-feira (11), em Palmas (TO), para assinar o protocolo de intenções que regulamenta o consórcio interestadual. Participam do encontro os governadores Pedro Taques (PSDB-MT), Marconi Perillo (PSDB-GO), Reinaldo Azambuja (PMDB-MS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Confúcio Moura (PMDB-RO), além do anfitrião, Marcelo Miranda (PMDB-TO).

Leia mais:
Governo paga mais R$ 127 milhões para amortizar juros da dívida com Bank of America
 
O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, também marca presença na reunião. O grande objetivo do Fórum é reunir estados com necessidades semelhantes – a região Centro-Oeste, mais Tocantins e Rondônia – para ter mais força para fazer reivindicações junto ao Governo Federal. O encontro ocupará o período da manhã.

À tarde, Pedro Taques segue para Sinop, onde chega às 16h. Ele fará visitas a hospitais e participará da Jornada de Estudos do Tribunal de Justiça, no Fórum do município, às 19h. Entre essas duas agendas, o governador aproveitará para participar de um seminário realizado pelo PSDB, sigla à qual é filiado desde o dia 29 de agosto. O presidente regional do partido, o deputado federal Nilson Leitão, também deve participar.

Na quinta-feira (10), o governador também ministrou uma palestra em Belo Horizonte (MG), na Semana do Ministério Público 2015. Segundo o Gabinete de Comunicação (Gcom), Taques destacou, em sua fala, que a Constituição da República prevê a defesa do regime democrático, mas que ela não se limita ao direito de votar. Para ele, a democracia se fundamenta na defesa da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. 

“A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um estado mínimo, um estado que cumpra seus deveres”, disse. Taques também afirmou que a corrupção é o principal obstáculo na concretização de políticas públicas. “A corrupção mata em filas de hospitais, mata em estradas, rouba o futuro de uma geração de brasileiros por falta de escolas de qualidade”, completou. 

Em Minas Gerais, Pedro Taques também foi homenageado com a medalha do mérito concedida a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do país e com a justiça social. 

“Quando estive em Mato Grosso em agosto encontrei um contexto que me surpreendeu positivamente. Uma máquina enxuta, um ambiente propício ao desenvolvimento. Tenho certeza que sua vivência em diversas áreas, como procurador, como senador, e sua condução são fundamentais para este cenário”, disse o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Bitencourt. 
 
Imprimir