Imprimir

Notícias / Educação

Emoção e ansiedade marcam resultado do Bolsa Universitária

Da Redação - UFMT

Ansiedade e emoção tomaram conta ontem à tarde (30-07) dos candidatos a uma das 500 bolsas de estudo integral, oferecidas pela prefeitura de Cuiabá, durante a divulgação do resultado dos aprovados no vestibular para as universidades que aderiram ao programa.

O benefício foi concedido a estudantes carentes da capital, cuja renda familiar mensal seja de até cinco salários mínimos, por meio do Crédito Educativo Municipal. Os candidatos ocuparam as dependências da Secretaria Municipal de Educação da capital (SME), onde foram afixadas as listas com o resultado final do concurso, que atraiu 8,3 mil concorrentes.

Durante a divulgação oficial dos aprovados, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos afirmou que o momento era um dos mais felizes da sua gestão pois, segundo ele, o papel de todo governo é promover a compensação aos mais economicamente e socialmente frágeis. “O estado não existe para enriquecer meia dúzia de pessoas. O papel do estado é levar sua mão onde quer que estejam os menos favorecidos”.

Na oportunidade, o prefeito lembrou que sua trajetória política foi marcada pela defesa dos investimentos em educação. “O Brasil precisa de ações urgentes e definitivas na educação”.

Wilson Santos também parabenizou os aprovados e disse que a Bolsa Universitária é um marco histórico para a população cuiabana. “Hoje, 500 cidadãos que não poderiam cursar o ensino superior, terão a oportunidade de entrar para uma universidade e oferecem à sociedade o que aprenderem durante a sua formação”.

Foi por meio de oportunidades oferecidas pela prefeitura de Cuiabá que o estudante Tiago de Oliveira, 18 anos, conseguiu ser aprovado para o curso de medicina. Aluno do Cuiabá-Vest, o cursinho gratuito também oferecido pelo município, o estudante disse que estava confiante na aprovação. “Agora quero aproveitar o máximo o curso e fazer valer a bolsa. É a oportunidade de realizar um sonho”, traduziu.

Sonho compartilhado pela funcionária pública Adevair Pedrosa de Souza, 35 anos, moradora do Residencial Pádova. Mãe de três filhos, Adevair se revelou emocionada com sua aprovação para o curso de Gestão em Recursos Humanos, pois cursar o ensino superior é algo que ela vinha tentando há algum tempo. “Já prestei vários vestibulares, mas não consegui passar. Essa é uma oportunidade única de melhorar social e culturalmente e também contribuir para uma sociedade melhor”.

Na opinião do secretário municipal de educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, a Bolsa Universitária contempla aqueles que mais precisam. “Esse é um programa de inclusão social que oferece oportunidades à classe trabalhadora”.

Na avaliação do secretário, a atual gestão tem investido em todas as modalidades de ensino, com a ampliação da oferta para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de programas que oportunizam o acesso ao ensino superior, como o Cuiabá-Vest e o Bolsa Universitária. “Temos investido também na infraestrutura das nossas unidades de ensino, na qualificação e valorização dos servidores, por meio de formação profissional e política salarial”.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), Gelson Menegatti, uma das entidades da comissão responsável pelo vestibular, avaliou o processo como “sério e transparente”, realizado dentro de todos os moldes de legalidade. “Estamos felizes em contribuir com os que mais precisam. É uma contribuição de nós, entidades privadas de ensino, com a sociedade”.
Imprimir