Imprimir

Notícias / Mundo

França identifica dezenas de doentes de gripe suína em cruzeiro

Folha Online

Pelo menos 60 dos 1.500 tripulantes de um cruzeiro ancorado em Villefranche-sur-Mer, sul da França, receberam diagnóstico de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, de acordo com as autoridades locais. Outros 70 tripulantes têm sintomas da doença, e não há confirmação sobre o número de casos existentes entre os 3.600 passageiros.

O cruzeiro que leva dezenas de pacientes da gripe suína entre seus 5.000 ocupantes
De acordo com as autoridades francesas, o cruzeiro saiu de Nápoles, na Itália, e tem como destino final Marselha, também na França. Os tripulantes que já tiveram o diagnóstico irão permanecer a bordo do cruzeiro, batizado de Voyager of the Seas (viajante dos mares, em inglês). Já os passageiros poderão desembarcar durante o dia. O barco partirá à tarde.

Nesta quinta-feira (30), a França confirmou o primeiro caso de morte suspeita de gripe suína. A paciente era uma menina de 14 anos que tinha uma doença grave complicada por infecção pulmonar severa. O diagnóstico de gripe suína ainda carece de comprovação laboratorial.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir