Imprimir

Notícias / Educação

Técnicos em Desenvolvimento Infantil terão formação específica

Da Redação - Secom/Cuiabá

Os Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDIs) da rede municipal de ensino da Capital, que não possuem formação na área de pedagogia, farão um curso de formação com especificidade em Educação Infantil, denominado Pró-Infantil.

A qualificação será na modalidade de Ensino Médio, por meio de Ensino a Distancia, e terá a durabilidade de dois anos, realizado em parceria com os Governos Federal e Estadual.

Com carga horária de 3.392 horas, o curso terá quatro módulos, que abordarão a incorporação das experiências docentes cotidianas do professor e a prática supervisionada, relacionada aos conteúdos estudados. Do total das horas estudadas, 140 serão presenciais, com atividades coletivas e individuais.

De acordo com o secretário adjunto de educação, Permínio Pinto Filho, todas as ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) são em busca da qualidade de ensino e o Pró-Infantil é mais um investimento nesse sentido. “Temos o desafio de colocar Cuiabá entre as primeiras capitais do país em qualidade de ensino. Por isso, mais uma vez a SME oferece essa oportunidade de qualificação. Contamos com o apoio e o envolvimento de todos vocês”.

A diretora de políticas educacionais da SME, Julieta Ribeiro Domingues, esclarece que o Plano Nacional de Educação delimita uma formação mínima para os profissionais que trabalham com Educação Infantil e também estabelece um prazo de dois anos para essa formação. “Essas determinações compreendem que na creche não cabe mais apenas o cuidador de crianças. Ele tem que ter um conhecimento que deve ser devolvido na prática no ato de educar”.
Imprimir