Imprimir

Notícias / Esportes

Eterno ídolo de Barça e Ajax, Cruyff está com câncer de pulmão, diz rádio

Lance!Net

Viciado em tabaco durante grande parte de sua vida, inclusive enquanto era jogador profissional, o holandês Johan Cruyff foi diagnosticado com câncer de pulmão. De acordo com a Catalunya Ràdio, o eterno ídolo de Ajax e Barcelona recebeu a notícia nesta semana, vai fazer mais exames para saber a profundidade do caso, e enfim iniciar o tratamento. Em sua época de atleta, era conhecido por fumar na concentração, nos ônibus dos times em que jogava, e até no vestiário, durante os intervalos.

Aos 68 anos, não é a primeira vez que o principal jogador da famosa seleção holandesa de 1974, a Laranja Mecânica, sofre com uma doença. Em 1991, quando era técnico do Barcelona, teve insuficiência coronária e passou por uma cirurgia cardíaca. Na ocasião, chegou a largar o cigarro e o substituiu por pirulitos enquanto ficava no banco do Barça. Também fez campanhas contra o tabaco.

Cruyff teve o seu auge como jogador entre as décadas de 1960 e 1970. Primeiro pelo Ajax, clube em que se profissionalizou em 1964. Sempre liderando o time e com opiniões fortes dentro e fora das quatro linhas, foi oito vezes campeão holandes, e ainda levou a Liga dos Campeões três vezes. Teve uma segunda passagem entre 1981 e 1983. Chegou ao Barcelona em 1973 e ficou até 1978. Ganhou apenas um Campeonato Espanhol e uma Copa do Rei, mas este seria o início de uma grande revolução no clube catalão com reflexos até hoje.

Depois de se aposentar, foi comandar justamente os dois times em que mais marcou época como jogador. Ganhou três títulos no Ajax, mas foi no Barça que marcou época no comando do famoso "Dream Team", com astros como Romário, Stoichkov, Guardiola, Koeman, Blind, Zubizarreta, Laudrup e outros. Entre 1988 e 1996, foi campeão espanhol quatro vezes e conquistou a primeira Champions do Barcelona.
Imprimir