Imprimir

Notícias / Política MT

Projeto de Lei que torna Secretaria de Educação responsável por Esporte e Lazer deve ser aprovado em segunda votação essa semana

Da Redação - Jardel P. Arruda

A mensagem 61, que transfere a Secretaria Adjunta de Estado de Esporte e Lazer da tutela da Secretaria de Cultura para a Secretaria de Educação, deve ser aprovada em segunda votação ainda nesta semana. Na noite de terça-feira (11), os parlamentares aprovaram em primeira votação, tendo somente o deputado estadual Zé do Pátio (SD) como voz contrária a mudança.

Leia mais:
Oscar Bezerra faz anúncio da criação da CPI do Ministério Público, mas requerimento não é apresentado

“Juntar o esporte com a educação vai praticamente dissolver o esporte. Com a cultura você ainda pode trabalhar os dois. Mas, com educação não”, afirmou o parlamentar. “E não pode usar a verba da educação para o esporte”, alertou também, sobre os 25% da receita corrente líquida constitucionais que devem ser gastos somente em políticas educacionais.

A Mensagem 61 foi enviada no fim de outubro para Assembleia Legislativa. O secretário adjunto de Esportes e Lazer Pedro Luiz Sinohara argumentou, na ocasião, que a área finalística do Esporte já desenvolve atividades em parceria com a Seduc, como os Jogos Escolares da Juventude, envolvendo equipes de diversas modalidades individuais e coletivas, formadas por alunos da rede pública de ensino.
 
"Estamos realizando com a Educação vários eventos em conjunto, como é o caso dos Jogos Escolares. Já existe uma parceria e, por isso, acredito que nessa integração, uma vez que o Esporte e a Educação têm muitas afinidades e projetos para serem desenvolvidos agora e no futuro", frisou Sinohara. 
 
O Governo usou ainda, como argumento, o fato de em outros estados brasileiros a gestão da área esportiva ser realizada dentro de outras pastas. Em Goiás e em Alagoas, por exemplo, a área finalística de Esporte tem a gestão relacionada com a pasta de Educação; na Bahia, com o Trabalho e Assistência Social; no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco, com a Secretaria de Turismo. 
Imprimir