Imprimir

Notícias / Política MT

Governo tenta entregar a tempo das Olimpíadas COT planejado para Copa do Mundo

Da Redação - Laíse Lucatelli

As obras do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) devem ser concluídas e entregues antes do início das Olimpíadas do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto de 2016. A promessa é do governador Pedro Taques (PSDB), que planeja ainda emplacar Cuiabá como sede de uma prova classificatória de atletismo.

Leia mais:
Após início de impeachment, Mauro Mendes prega paz para Brasil superar crise econômica e política
 
O COT estava previsto para ser usado como campo de treinamento das seleções que jogaram a Copa do Mundo em Cuiabá, em 2014. Porém, as obras não foram concluídas até hoje, de modo que o centro inacabado foi rejeitado como local de treinamento pela maioria das seleções que jogaram na capital mato-grossense.

“No COT da UFMT está sendo construída a pista de atletismo de padrão internacional. Talvez possamos receber em Mato Grosso uma prova pré-olímpica de atletismo e mostrar para o mundo que temos capacidade de organização. Não só acredito que a obra vai ser entregue ante das Olimpíadas como estamos trabalhando bastante para que isso ocorra, inclusive com um termo de ajustamento de gestão (TAG) junto ao Tribunal de Contas (TCE)”, afirmou Taques, após evento que tratou da passagem da tocha olímpica por Mato Grosso.

A pista de atletismo de padrão internacional deve demandar um investimento de US$ 1,5 milhão. O projeto apresentado pela UFMT prevê que a pista terá 400 metros e oito raias, conforme regras da Confederação Brasileira de Atletismo. Além disso, a pista é vulcanizada e terá dupla camada de borracha natural e sintética (polysoprene), além de acessórios físicos.

Uma das raias será para as corridas de 100 metros, duas serão dedicadas à modalidade de salto com vara, uma será para salto triplo e extensão, outras duas para lançamento de peso, uma para lançamento de dardo e as duas últimas para salto em altura.

As obras do COT da UFMT foram retomadas no dia 20 de outubro, e o Consórcio Campus Universitário, formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos, tem prazo de 270 dias para concluir. Antes da retomada, a obra tinha 74% de execução. O COT está orçado em R$ 19,8 milhões. 
Imprimir