Imprimir

Notícias / Política MT

Maluf anuncia pagamento de salário dos inativos, mas quitação de URV ainda depende de acordo com PGE

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), anunciou o pagamento do salário dos mais de 200 servidores inativos que aguardam uma decisão desde o último dia 30 de novembro. Todavia, o pagamento das perdas acumuladas pelo funcionalismo na época da implantação do Plano Real, com a Unidade Real de Valor (URV), só serão quitadas após reunião com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), na tarde desta quarta-feira (9), na Presidência do Edifício Dante de Oliveira.

Leia também:
Taques encaminha para AL projetos que possibilitem ao Estado arrecadar mais; Fethab recebe nova concepção
 
“O salário estará na conta de cada aposentado e pensionista até o final da tarde de hoje. A questão da URV, porém,ainda vamos definir em comum acordo com o Poder Executivo, em reunião  com o doutor Patryck [Ayala], da PGE, nesta tarde”, afirmou Maluf, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Guilherme Maluf  afirmou que a Procuradoria da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao pagamento da URV, após auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “O entendimento da Procuradoria e do TCE foi o mesmo,   de que estava tudo certo. Mas o Executivo teve uma interpretação diferente dos auditores do TCE”,  esclareceu Maluf.
 
O governo apresentou parecer da PGE em que exige novo recálculo da URV, antes de efetuar o pagamento, o que causou conflito de interpretação jurídica.  

Aproximadamente 200 servidores inativos e pensionistas estiveram as dependências do Edifício Dante de Oliveira. No momento da sessão matutina, ocuparam as galerias do Plenário das Deliberações Renê Barbour e gritavam palavras de ordem, cobrando o salário.   
 
O Sindicato dos Servidores da Assembleia (Sindal) aguarda para breve uma decisão liminar do Poder Judiciário determinando o pagamento da URV para todos, inclusive para os inativos.

Imprimir