Imprimir

Notícias / Brasil

Governo adquire equipamentos para brigadistas voluntários na Chapada

G1

Para atender os brigadistas voluntários que atuam no combate ao incêndio na Chapada Diamantina, o governo estadual anunciou que irá entregar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no valor de R$ 500 mil.

O material inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. Parte dos equipamentos será entregue para os representantes das brigadas, no grupamento do Corpo de Bombeiros de Lençóis, neste domingo (13).

A falta de equipamentos adequados para o trabalho de combate ao fogo era uma reclamação dos brigadistas, que alegavam atuar sem as condições necessárias. O incêndio já fez a ocupação hoteleira cair cerca de 50% na região neste final de ano. O fogo está concentrado em três áreas: o Capão, a Cachoeira da Fumaça e o Morro Branco, segundo informou o secretário Eugênio Spengler no sábado (12).

“O envolvimento dos brigadistas voluntários é imprescindível para apoiar as demais ações que a Sema e o Inema realizam no combate às queimadas e incêndios florestais”, disse Spengler.Em nota, o secretário afirmou que os equipamentos que serão entregues neste domingo irão substituir os EPIs perdidos durante o combate ao fogo. "Mais EPI´s serão encaminhados para Lençóis no decorrrer da semana”, prometeu.

Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo na região conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados, três helicópteros e seis aviões capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água.

Imprimir