Imprimir

Notícias / Cidades

Incêndio destrói cinco mil livros e sede do projeto liderado pelo papai noel Clóvis Matos; saiba como ajudar

Da Redação - Jardel P. Arruda

Em uma tarde, 10 anos de trabalho de Clóvis Matos foram consumidos por um incêndio que destruiu cinco mil livros e a sede do projeto social Inclusão Literária, durante a tarde de quarta-feira (30), em Cuiabá. O material seria levado a crianças de Cuiabá e do interior de Mato Grosso, como já era feito há uma década pelo “papai Noel”.

Leia mais:
Além de trabalhar em shopping, 'Papai Noel do ano todo' leva felicidade a ribeirinhos e crianças do interior

“Se salvou muito pouco. Ao menos a estrutura não foi afetada. Mas vamos nos recuperar. Dá para dizer que perdi, parcialmente, 10 anos de trabalho. Para recuperar. Todo o vai e vem, todo o trabalho de selecionar, vou precisar de muita ajuda. Mas, temos uma rede de pessoas que vai nos ajudar”, lamentou.

Na fan page do projeto Inclusão Literária foi posta uma campanha para quem quiser ajudar na reconstrução do projeto. Quem quiser, pode doar móveis e outros materiais para reconstrução da sede ou dinheiro. Por enquanto, livros não são pedidos porque não há espaço adequado para guarda-los.

Quem quiser doar livros pode guarda-lo até a sede estar pronta para receber o material ou então direcioná-lo ao Museu do Estado de Mato Grosso até o espaço estar pronto. Quando tudo estiver pronto, quem quiser poderá se voluntariar para ajudar na organização do espaço.

“Eu quero deixar uma mensagem de agradecimento a quem está se dispondo a ajudar. Agradecimento a todos que já estão ajudando. Tem muita gente que gosta do projeto”, disse Clóvis. Ele também disponibilizou o próprio telefone (65 8135-1176) para quem quiser entrar em contato para oferecer algum tipo de auxílio.



O projeto

O objetivo do projeto é facilitar acesso à leitura. Em qualquer lugar de Mato Grosso, principalmente nas zonas rurais. Clóvis leva os livros em uma caminhonete adaptada, a “Furiosa”, com a qual atravessa estradas de todo Estado para levar literatura ao interior.  O “papai Noel Literário” já planejava levar o projeto a outros Estados e países.

Serviço:

Banco do Brasil, agência: 1216-5;
Conta corrente: 19841-2;
Telefone e Whats: (65) 8135-1176
Imprimir