Imprimir

Notícias / Cidades

Bope e Rotam 'fecham' bairros de Várzea Grande em ação para reduzir criminalidade

Da Redação - Patrícia Neves

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso deu início a operação Carga Máxima em bairros da cidade de Várzea Grande.  A ação – iniciada às 23h  - de sexta-feira, 22,  conta com policiais da Ronda Ostensiva Metropolitana e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Locais de grande concentração de público e lanchonetes são alvos da operação Carga Máxima.

O município, no mês de janeiro de 2016 (de 1º a 22)  acumula um saldo de 17 assassinatos, superando em 33%  o total de mortes registradas na cidade em todo o mês de 2015. Os números são alvos de crítica da população. 

O gestor da pasta, Fábio Galindo, afirmou que o planejamento é baseado em um diagnóstico, o que possibilita o desempenho das tropas em áreas sensíveis. Ele asseverou ainda que a ideia não é de reforço às ações que já estão em andamento na cidade.

Questionado sobre as deficiências da área, ele ponderou que a segurança pública vivenciou ao longo dos últimos anos um período de abandono.

“A segurança foi  assumida em condição de desmoronamento. As polícias com 40% do seu efetivo, viaturas baixas, ou seja, não operacionais para que o  policiamento tenha uma estratégia operacional moderna, diferenciada, integrada. A consequência disso é uma população com sensação de tranquilidade”.  
 
Imprimir