Imprimir

Notícias / Brasil

Novo programa de TV da APM aborda Mal de Parkinson na estreia

Da Redação - Assessoria

O Ação Saúde, programa de TV da Associação Paulista de Medicina, exibe em 4 de agosto de 2009, um relevante debate sobre a doença que acomete 400 mil pessoas no Brasil e que a Organização Mundial de Saúde afirma atingir 1% da população mundial acima de 65 anos, o Mal de Parkinson.

Na estréia da nova temporada, com cenário remodelado e mais moderno, além de reportagens externas, o Ação Saúde recebe os doutores Egberto Reis Barbosa, livre docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e Elizabeth Maria Aparecida Barasnevicius Quagliato, professora colaboradora do Departamento de Neurologia da UNICAMP.

O médico inglês James Parkinson descreveu, pela primeira vez, em 1817, a Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson. Trata-se de uma patologia neurológica que compromete as habilidades motoras e movimentos por conta da perda de neurônios.

Incurável, o Mal de Parkinson pode ser tratado e controlado. Cerca de 80% dos casos ocorre entre 65 e 75 anos, na mesma proporção em homens e mulheres, e apenas 10% dos pacientes têm menos de 45 anos.

O comando do Ação Saúde é de Jorge Carlos Machado Curi, âncora e presidente da Associação Paulista de Medicina.

Um programa sobre as principais questões da saúde feito por quem de fato entende do assunto: os médicos

Ação Saúde tem a meta de se transformar numa referência para o debate das principais questões da medicina e da ciência. Tem linguagem acessível para que a população entenda as deficiências do sistema e as perspectivas de mudanças. É uma contribuição para a formação de uma consciência crítica, além de um incentivo para a maior participação da comunidade nos destinos da saúde.

A prevenção de doenças, atividade física, alimentação saudável, a inserção da iniciativa privada na saúde, as parcerias para gestão, os gargalos do atendimento, as tecnologias, os avanços em tratamento, diagnóstico, e assuntos factuais são abordados em Ação Saúde. A atração tem abrangência nacional e vai ao ar sempre às terças- feiras, às 21h.

“É uma produção voltada para o público em geral, e é uma prestação de serviço da entidade junto à sociedade”, destaca Jorge Curi. “Queremos ficar cada vez mais próximos dos cidadãos, pois só assim daremos conta de vencer os grandes desafios da saúde no país”.
Imprimir