Imprimir

Notícias / Cidades

Após reclamações no MP, Prefeitura e comerciantes planejam mudanças na região da Praça Popular

Da Redação - Paulo Victor Fanaia

Atendendo reclamações recebidas pelo Ministério Público, a região da Praça Popular, uma das mais movimentadas de Cuiabá, vai receber intervenções em seu tráfego. Uma das medidas será a criação de mais dois pontos de embarque e desembarque de caminhões que levam mercadorias para os estabelecimentos comerciais, conforme ficou definido na tarde da última sexta-feira (29), durante reunião entre proprietários de lojas, bares e restaurantes, representante do Ministério Público e dirigentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na sede da secretaria.

Leia mais:
Licitação para compra de 141 ambulâncias é homologada pelo Governo do Estado


Pelos atrativos que oferece no período noturno, a Praça Popular recebe um grande volume de veículos. E o problema que tem gerado muitas reclamações dos moradores, além do uso inadequado de vagas para carga e descarga, é que muitos estabelecimentos utilizam cones para fazer a reserva das vagas.

Problemas no tráfego:

“O Ministério Público, assim como a secretaria, tem recebido reclamações dos moradores quanto à apropriação indevida do espaço público, com o uso de cones. E isso já causou muita confusão. Essa reunião é para sensibilizar os comerciantes que a Praça Popular é importante para Cuiabá, é a nossa vitrine. Então precisamos ter um controle”, disse o promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Carlos Eduardo Silva.

Limite de horário:

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, será criada, na Rua Senador Vilas Boas, uma vaga com permissão para carga e descarga até as 18h e durante o dia será permitido o estacionamento no lado direito da via. Na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, além da vaga que já existe, será criada outra vaga para que os caminhões façam a entrega das mercadorias. “Após as 18h estas vagas poderão ser utilizadas para o embarque e desembarque dos clientes dos estabelecimentos”, explicou.

Nestes pontos poderão trabalhar os profissionais que fazem o serviço de valet (manobristas que levam os veículos para estacionamentos nas proximidades). Conforme o coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito da Semob, Pablo Bosse, também está sendo feito um estudo de fluidez nas vias para definir possíveis mudanças para melhorar mais a trafegabilidade.

Avaliação:

Para Vitor Niero, proprietário de uma pizzaria que fica na Brigadeiro Eduardo Gomes, a reunião foi importante para se chegar a um consenso. “As ruas são muito estreitas e param carros dos dois lados, principalmente à noite. Quem vem da Isaac Povoas para chegar a Brigadeiro Eduardo Gomes, até desiste por causa do fluxo. Essa ideia de usar a vaga para o uso do valet é muito boa”, disse Niero.
Imprimir