Imprimir

Notícias / Política MT

Ministro cita ação de MT como exemplo; Taques diz que todo cidadão é um soldado contra vetor de dengue

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Pelo menos 30 mil casas e terrenos de Cuiabá, e cinco milhões de Brasil, estão recebendo a visita de agentes de saúde, líderes comunitários e militares, neste sábado (13), marcado como o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. O evento foi lançado na quadra de externa do Complexo Poliesportivo Dom Aquino, na região Leste de Cuiabá, perante mais de mil pessoas.
 
O ministro Gilberto Kassab, das Cidades, lembrou que esteve em Cuiabá há menos de 10 dias, quando se reuniu com o governador José Pedro Taques (PSDB) e mais de 100 prefeitos, na Arena Pantanal. Ele revelou ter ficado  particularmente satisfeito com o empenho demonstrado pelos administradores municipais para o enfrentamento do vetor  da dengue, zika e chikungunya.
 
Leia Mais:
Ministro volta a Cuiabá para combater mosquito aedes aegypti; 2ª visita de Kassab em duas semanas
Kassab destaca em Cuiabá liderança e seriedade de Taques e promete potencializar esforços por MT

Pedro Taques cobrou o empenho de todos no combate ao Aedes aegypti, principalmente no aspecto de que cada um cuide do seu imóvel e, também, facilite o acesso dos agentes de saúde. “Todo cidadão é um soldado e nós vamos vence esta guerra”, afiançou Taques.
 
“Estamos presentes em todos os estados e, pelo trabalho realizado, Mato Grosso é um dos raros exemplos. E Cuiabá também faz a sua parte.  A   presença é um testemunho do compromisso e do esforço do governo federal para a contenção do mosquito e dos males que ele causa”, definiu Kassab. 
 
Anfitrião do evento, o prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, comparou o momento brasileiro com o que viu nos Estados Unidos, em visitas anteriores, tenso se impressionado com a grama bem aparada e os telhados limpíssemos. “Eu imaginava que era por conta da civilidade do povo, mas, pesquisa comprovou que 75%  teme a mão pesada do Estado para se ver obrigado a cumprir sua parte”, recordou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Mauro Mendes lembrou que os agentes de saúde estão nas ruas hoje  participando de uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypit e ao vírus Zika, e que muitos residências devem ser multadas.
  
O governador destacou que o evento conseguiu passar uma mensagem de união em torno do combate ao mosquito e às doenças.  
 
O general José Carlos Braga Avellar, comandante da 13ª Brigada de Infrantaria do Exército, pediu que a população abra as portas aos militares. “A presença dos militares [na ação ocorre] ocorre pela facilidade das Forças Armadas de mobilizar uma quantidade tão grande de pessoas. Mas são importantes a credibilidade e as informações da imprensa para que as pessoas abram as casas”, destacou Avellar.
 
No bairro Dom Aquino – região Leste de Cuiabá, os militares estão entregando panfletos e, junto com os agentes de saúde, conversam com a população sobre a importância de não manter criadouros do mosquito em suas casas. Em algumas situações, fazem a aplicação de larvicidas em depósitos de água nas residências, como caixas d'água. A ação, no entanto, dá prioridade ao diálogo e à informação à população.
 
Na prática, o panfleto é um guia para eliminar os criadouros do mosquito. E, passo a passo, o guia orienta as pessoas a manter as caixas d'água tampadas, os pneus guardados em locais cobertos e secos, e os pratinhos de planta cheios de areia.
 
Gilberto Kassab, Pedro Taques e Mauro Mendes acompanharam o início dos trabalhos dos militares com agentes de saúde, nas ruas do bairro Dom Aquino, nas imediações do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, na região Leste da Capital.
Imprimir