Imprimir

Notícias / Política MT

Antero analisa convite do PPS, mas avisa que não é candidato à Prefeitura de Cuiabá; Dorileo Leal é esperado

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Calejado por diversas batalhas eleitorais enfrentadas desde 1982, quando se elegeu quarto vereador mais votado da Câmara de Cuiabá, o ex-senador e ex-deputado constituinte Antero Paes de Barros avalia convite de filiação do PPS. “Eu não tenho nada definido, mas, se decidir, vai ser depois do prazo legal [de infidelidade partidária] justamente para não fomentar especulações sobre candidatura”, assegurou ele, para a reportagem do Olhar Direto.

Leia também:
Janaina Riva diz que veto do governo a aliança com PMDB é “ignorância” e “ato antipolítico”

Também deve se filiar ao PPS o empresário e radialista João Dorileo Leal, dono do Grupo Gazeta de Comunicação. O empresário é compadre de Paes de Barros e, em décadas passadas, tiveram forte militância com o então governador Dante de Oliveira (in memorian). Em 2012, então no PMDB, Dorileo Leal chegou a ensaiar colocar o seu nome na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, mas foi rifado do processo pelo presidente da Executiva Regional, deptuado federal Carlos Bezerra.
 
Antero de Barros confirmou para a reportagem do Olhar Direto que foi convidado pelo senador Cristovão Buarque (DF) e pelo presidente da Executiva Nacional, deputado pernambucano Roberto Freire, para ingressar no PPS. Ele conversou também com o presidente regional, prefeito Percival Muniz, de Rondonópolis, mas ainda não bateu o martelo.

No segundo semestre do ano passado,  após se filiar ao PSDB, o governador Pedro Taques chegou a anunciar "para breve" a filiação do empresário João Dorileo Leal e do ex-prefeito Roberto França. Nenhum dos dois confirmou a ida para o ninho tucano.

“Se acontecer de assinar a ficha [no PPS]... Eu vou me filiar depois do prazo legal [2 de abril], para que não haja especulações sobre candidatura”, observou ele.
 
Antero Paes de Barros deve disputar as eleições de 2016, mas não sinalizou para qual cargo. Ele foi vereador (1983-87) pelo PMDB, deputado federal constituinte (1987-91) também pelo PMDB, depois surpreendentemente se filiando ao PT, em 1989. Anos depois, já no PSDB, ele se elegeu senador da República (1999-2007), na chapa liderada pelo saudoso Dante Martins de Oliveira.
 
Também disputou o governo de Mato Grosso em 2002 e 2006, em ambas contra o ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR). Em 2010, enfrentou Maggi novamente na briga por uma das duas cadeiras para o Senado, mas ficou em terceiro. A segunda vaga de senador coube ao atual governador José Pedro Taques (PSDB), que renunciou em dezembro de 2014, dando lugar para o senador José Antônio Medeiros (PPS).
 
O último partido ao qual esteve filiado foi o PSB, do prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá. Antes, foi filiado ao PMDB, PT e PSDB. Nos últimos anos, Paes de Barros se dedicou ao marketing político. Ele foi marqueteiro de Mauro Mendes, em 2012, e, depois, comandou o marketing da camapnha vitoriosa do governador José Pedro Taques (PSDB), para o governo de Mato Grosso, em 2014. Atualmente, dirige a TV Pantanal (Rede TV - Canal 20) e o Blog do Antero.
Imprimir