Imprimir

Notícias / Esportes

Árbitro explica motivo de não decretar vitória de Spider após joelhada

Ag. Fight

Herb Dean foi um dos grandes protagonistas do UFC Londres, evento realizado no último sábado (27) e que contou com a luta principal entre Anderson Silva e Michael Bisping como grande atração. Mediador da disputa, o americano foi criticado pelo atleta inglês por não interromper a disputa enquanto seu protetor bucal caiu, e questionado pelos fãs do Spider o motivo de não interromper o confronto quando o brasileiro levou o rival a knockdown com uma certeira joelhada voadora. E, de acordo com o veterano, tudo tem explicação.

Em conversa com o programa MMA Hour na última segunda-feira (28), Dean garantiu que não se equivocou em nenhuma de suas decisões e que esteve com o controle das ações, embora um tumulto tenha sido gerado após Anderson Silva começar a comemorar achando que havia vencido a disputa. O momento, por sinal, teria sido fruto de precipitação por parte do lutador brasileiro.

"Bem, Silva acertou ele com uma joelhada e o derrubou, e depois andou e começou a celebrar. Ele estava derrubado, mas você sabe, no MMA nós não paramos apenas porque as pessoas são derrubadas. Eu vi quando ele caiu e ele não estava inconsciente. Ele estava olhando para o Anderson, e ele não ameaçou para que ele se protegesse. Mas, eu não quero começar o jogo de se ou não, mas a questão é que ele não atacou. O round terminou e, porque Anderson estava celebrando, teve um pouco de confusão sobre o que estava acontecendo", narrou o árbitro.

De fato, em nenhum momento a luta foi dada como interrompida e o gongo soou logo após o golpe. No entanto, a sequência aplicada pelo brasileiro começou, curiosamente, quando Bisping tentou interromper o combate alegando que seu protetor havia caído. Com a negativa de Dean, Anderson partiu para cima e deu inicio à blitz que quase terminou com o confronto.

"Ele sinalizou uma vez e o Anderson estava no processo de atacar ele. Por muitas questões que são evidentes você não pode parar para repor o protetor durante uma troca de golpes, e aquilo era qualificado como uma troca de golpes", decretou o juiz.

Vale lembrar que o mesmo Herb Dean foi escalado para comandar a luta principal do UFC 196, evento marcado para este sábado (5), em Las Vegas (EUA), e que colocará frente a frente Conor McGregor e Nate Diaz.
Imprimir