Imprimir

Notícias / Esportes

Clube de Tiro Pantanal sedia etapa do XXIV Campeonato Estadual de Tiro Prático 2016

Da Redação - Ronaldo Pacheco


Quem deseja aprender e apreciar disputas que signifuquem novos tempos, tem boa oportundiade: o Campeoanto Mato-Grossense de Tiro Prático. E está tudo pronto para a realização da 1ª Etapa do XXIV Campeonato Estadual de Tiro Prático, que começa neste final de semana em Cuiabá-MT. É aguardada a participação de cerca de 300 atletas, divididos em provas de IPSC, Saque Rápido, Duelo aos Gongos, Silhuetas Metálicas, Trap Americano e tiro de precisão com fuzil a 200 metros.

Serão dois dias (5 e 6) de muitos disparos e adrenalina no Clube de Tiro Pantanal, localizado na estrada do Coxipó do Ouro KM06 – acesso pela Rodovia MT251 – onde toda estrutura já está montada para receber atletas do tiro de todo Estado e público em geral. Para os interessados em conhecer, aos amigos de competidores e admiradores do esporte, as competições têm início às 8horas.

Vale frisar que todas as munições e armas de fogo utilizadas nas competições oficiais são inspecionadas pelo Exército Brasileiro, responsável pelo controle de armas no Brasil.


IPSC

A modalidade IPSC - International Practical Shooting Confederation - incide em usar alvos de papelão que devem ser perfurados com dois disparos, ou metálicos que caem quando atingidos. Trata-se de uma prova onde o resultado é apurado pela divisão dos pontos nos alvos pelo tempo gasto para atingi-los.

Nesta etapa do Clube de Tiro Pantanal, serão 8 "stages" ou pistas,  de simuladas posições que devem ser resolvidas em menor tempo possível, com precisão e segurança. As armas utilizadas no IPSC são curtas e dividas de acordo com a categoria do atleta. Categoria Light (pistolas de calibre 380), Categoria Revolver (revolver 38 ou 45), Categoria Production (pistolas de calibre 38 Super e 9mm), Categoria Standard (pistolas de calibre .40) e Categoria Classic (pistolas de calibre .45)


Saque Rápido

Essa modalidade de tiro não exige do atleta movimentação física. O critério que define o campeão é a precisão (boa mira), dentro do tempo pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos. O atleta realiza três series em uma distância de 10 metros dos alvos e três últimas séries distantes a 5 metros dos alvos. Máximo de pontos possíveis são 300 pontos. Os recordistas mato-grossenses são: Jose Angelo Carloto e Marcio Pollis, com pontuação de 299 e ambos da Categoria Standard.


Duelo ao Gongo

Considerado um dos mais emocionantes para quem assiste as competições de tiro, o duelo leva o atleta ao máximo da sua concentração para efetuar 5 disparos em alvos metálicos distantes 9 metros. Um dos recordistas mato-grossense é o vice-campeão brasileiro 2015 da Production, Carlos Alberto Molina, com tempo de 2,36.


Silhueta Metálica

A mais concorrida das modalidades, a Silhueta é uma prova de tiro prático de grande popularidade. O objetivo é disparar sobre séries de cinco alvos metálicos em aço, representando o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros, de dimensões diferenciadas, posicionando em distâncias preestabelecidas no regulamento que varia entre 25 e 200 metros. É o chamado ‘tiro parado’, mas que exige muita precisão e concentração.
É a única modalidade de tiro prático que permite auxílio ao atleta. Cada atirador pode contar com um observador (normalmente outro atirador), posicionado à sua retaguarda.  Este observador tem a função de identificar ao atirador os locais de impacto ou em que ponto do alvo o projétil atingiu, o que facilita bastante qualquer correção que seja necessária.


Trap Americano

O Trap Americano, também chamado de Tiro ao Prato, divide-se em 5 posições onde o atirador efetua 5 disparos em cada posição, em cada uma das séries, perfazendo  5 disparos por série. O atirador deverá fazer de 1 a 8 séries, dependendo da modalidade da prova. A arma de fogo utilizada é a famosa espingarda calibre 12.

A máquina lançadora dos pratos encontra-se em uma casamata semienterrada a 15 metros do atirador, sendo que os pratos são lançados ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas pelo mesmo.
Por essa peculiaridade é chamada de Trap, ou seja, “armadilha”, em inglês, pois a direção do prato a ser lançado é totalmente desconhecida pelo atirador, e a velocidade média do prato é de aproximadamente 50 Km/h. O atirador pode pedir o prato com a arma encaixada no ombro e deverá efetuar apenas um disparo por prato.


Serviço:

O que:
1ª Etapa do Campeonato Estadual de Tiro Prático
Quando: Sábado e Domingo (5 e 6 de Março)
Onde: Clube de Tiro Pantanal - estrada do Coxipó do Ouro KM06 – acesso pela Rod MT251
Horário: das 8hs às 16hs
Assessoria: Tábata Almeida (65) 9907-0807 
 
Imprimir