Imprimir

Notícias / Mundo

Novartis começa a testar vacina contra gripe suína em humanos

Folha Online

A vacina será testada durante um ano em 6.000 pessoas de todas as idades no Reino Unido, Alemanha e nos Estados Unidos, disse o porta-voz da companhia, Eric Althoff, à agência de notícias Associated Press. Ele afirmou ainda que a vacina poderá estar no mercado antes do final dos testes, que começaram há cerca de dez dias.

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a gripe suína atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada), em 11 de junho, farmacêuticas têm corrido contra o tempo para preparar uma vacina contra a doença.

No mês passado, a australiana CSL foi a primeira a iniciar os testes em humanos.


Metade das vacinas da Novartis que estão sendo testadas foi desenvolvida em ovos de galinha --a maneira tradicional de fazer vacinas contra a gripe--, e a outra metade usou uma nova tecnologia baseada em células.

O teste irá analisar a segurança da vacina e se uma ou duas doses são necessárias.

Althoff disse que as vacinas testadas na Europa usam um adjuvante --um ingrediente usado para aumentar a resposta do organismo. Nos EUA, entretanto, a Novartis está testando apenas vacinas sem o adjuvante.

A OMS recomendou que essa substância seja usada pelos países, para aumentar o suprimento global da vacina. Mas não há licenças para vacinas com adjuvantes nos EUA.

O porta-voz do laboratório suíço afirmou que a companhia espera começar a distribuir a vacina no último trimestre de 2009.

Os infectados pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- já chegam a 162.380 casos, segundo o mais recente balanço da OMS, divulgado nesta terça-feira. Desse total, 1.154 pessoas morreram. A organização informou ainda que, até o final da pandemia, a doença irá afetar mais de 2 bilhões de pessoas.
Imprimir