Imprimir

Notícias / Política MT

Família do jornalista Marcos Coutinho vê homenagem em creche de Cuiabá como reconhecimento merecido

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

O jornalista Marcos Alberto Coutinho Barbosa (in memorian), a partir do próximo dia 8 de abril passará a dar nome para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Nova Esperança II (Grande Pedra 90). A família de Coutinho vê a homenagem como um reconhecimento do poder público aos seus relevantes serviços prestados a Cuiabá e Mato Grosso, durante mais de duas décadas. “É evidente que fico gratificada e envaidecida pelo reconhecimento”, afirmou a procuradora do estado aposentada Zildinete Coutinho Barbosa, mãe do homenageado.
 
“Creio que os seus serviços prestados ficaram marcados na historia de Cuiabá. Pelo que soube, ele foi o primeiro jornalista investigativo de Mato Grosso. Não tinha medo de nada; era mesmo destemido!”, afirmou Zildinete Coutinho.
 
Leia Mais:
Câmara de Cuiabá aprova nome de ‘Jornalista Marcos Coutinho’ a creche da região Sul de Cuiabá

Diretora geral do Olhar Direto, a professora Maria Izabel Manfrin Coutinho Barbosa, viúva de Marcos Coutinho,  observou que de alguma forma ele deve estar feliz, onde estiver. “Certamente o espírito eterno de Marcos deve estar feliz pelo gesto de carinho; e recebendo as vibrações positivas que este ato acaba gerando”, avaliou ela.
 
Pela lembrança do marido, Izabel Coutinho agradeceu ao prefeito Mauro Mendes (PSB) e ao secretário municipal de Governo e Comunicação, jornalista Kleber Lima; e a todos os vereadores que aprovaram a CMEI Marcos Coutinho, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (22).
 
“Estou mesmo lisongeada pelo reconhecimento. E o secretário Kleber Lima me disse tratar-se da primeira de muitas lembranças por aquilo que Coutinho representou e fez por Cuiabá”, justificou Izabel.
 
Matheus Coutinho Barbosa, primogênito de Marcos Coutinho, recordou o amor de seu pai pela Capital de Mato Grosso e por sua gente. “Meu pai foi um incansável defensor de uma Cuiabá com qualidade de vida e respeito, principalmente para as pessoas menos favorecidas, através de reportagens no Olhar Direto, como jornalista e diretor”, observou ele.
 
“A iniciativa da homenagem [da Prefeitura de Cuiabá] é o reconhecimento a um cidadão, que muitos conheceram e admiraram. Outros, não conviveram com ele, mas sabem e respeitam a sua história de vida”, destacou Matheus Coutinho. 
 
Além de Matheus, também são filhos de Marcos e Izabel Coutinho os jovens Lucca e Joaquim Coutinho Barbosa. Ambos trabalham no Olhar Direto.
 
 Marcos Coutinho morreu em 9 de junho de 2013, vítima de parada cardiorespiratória. Era um dos mais conceituados jornalistas em todo o  Centro-Oeste e por mais de10 anos dirigiu o Olhar Direto.
 
Formado em Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo, Coutinho Barbosa fez história na imprensa de Mato Grosso por suas reportagens em diversos veículos de comunicação, com A Gazeta, Folha do Estado e Valor Econômico, entre outros, antes de assumir o Olhar Direto. Também criou e instalou a Secretaria de Comunicação da Câmara de Cuiabá.
 
Despojado e sem ambição política, por várias vezes recusou convites para assumir as Secretarias de Comunicação de Mato Grosso e de Cuiabá. Também foi convidado por vários partidos para disputar mandatos eletivos para a Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e até Senado, mas nunca aceitou, por considerar o embate político incompatível com a atividade jornalística. Ele sempre privilegiou o jornalismo, deixando como legados o grupo  Olhar Direto.
Imprimir