Imprimir

Notícias / Economia

Cai numero de novas empresas instaladas em Mato Grosso

Da Redação/Jardel Arruda

De acordo com números divulgados, hoje (6), pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) houve uma desaceleração de 6,45% na abertura de empresas no Estado. Foram 2.009 empresas abertas entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 2.138 no mesmo período de 2008.

A desaceleração, no entanto, é contraposta pela queda de 18% na taxa de fechamento de empresas. São 355 empresas ‘baixando as portas’ este ano enquanto 420 cessaram as atividades no ano passado.

De acordo com a Jucemat, também são esperadas a abertura de 6.000 novos postos de trabalho. Roberto Perón, presidente do órgão, lembra que nas empresas que se caracterizam como sociedade limitada, os postos de serviços são abertos de imediato; já nas 22 novas empresas de caráter sociedade anônima, onde algumas ainda estão em implantação, pode haver alguma demora na disposição das oportunidades de emprego.

“Os números vêm demonstrando que não tem crise, houve uma estabilidade nas empresas em relação ao mesmo período do ano passado. Além das 2009 novas empresas há que se considerarem aquelas que fizeram alteração, ampliando o leque de suas atividades, conseqüentemente ofertando vagas no mercado de trabalho”, frisou Peron.
Imprimir