Imprimir

Notícias / Educação

Alunos da Escola Tiradentes vão observar esclipse penumbral lunar hoje

Da Redação - Seduc/MT

Alunos da Escola Estadual da Polícia Militar “Tiradentes”, em Cuiabá, vão participar, hoje à noite, das comemorações do Ano Internacional da Astronomia. Os alunos terão a oportunidade de acompanhar, pelo telescópio, um “Eclipse Penumbral” e de observações do planeta Júpiter e de alguns de seus satélites.

A promoção está sendo organizada pelo astrônomo amador Eduardo Baldaci de Lima, que é o ouvidor setorial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O Eclipse Penumbral ocorre quando a lua atravessa a região em que a sombra projetada pela terra é parcial (na penumbra ainda há luminosidade). No eclipse normal, a lua atravessa a chamada umbra, região em que a sombra da terra é total. Este tipo de eclipse não é visível a olho nu e só pode ser medido com equipamentos especiais. O eclipse penumbral ocorre hoje à noite, a partir das 19h30, tendo o seu máximo às 20h40.

Quanto à visualização de Júpiter, os alunos vão repetir a mesma experiência feita há 400 anos pelo astrônomo italiano Galileu Galilei, quando construiu um dos primeiros telescópios. Será feita a visualização do planeta e de seus principais satélites, Io, Europa, Ganimedes e Calisto, descobertos por Galileu e por isso mesmo chamados de Satélites Galileanos.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Dentre os planetas, só perde em brilho para Vênus. Ele entrou no chamado período de oposição, quando seu brilho aparente está no máximo.
Imprimir