Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ano de 2016 tem o mês de fevereiro mais quente das últimas quatro décadas

R7

A temperatura da Terra atingiu seu maior record no mês passado, chegando a 1,5 graus acima da média prevista pelos satélites climáticos. As informações são do portal de notícias americano USA Today.

Isso é uma novidade na história das ciências climáticas, nas quais a margem de erro das previsões é minúscula, normalmente de centésimos ou décimos de graus.

O feito inédito fez de fevereiro o mês mais quente já registrado, segundo cientistas da Universidade do Alabama, em Huntsville.

Nível do mar subiu mais nos últimos cem anos que nos três milênios anteriores

Segundo o diretor do Centro de Ciência do Sistema Terra, John Christy, o calor intenso foi provocado por uma combinação entre aquecimento global, causado por ações humanas, e o fenômeno climático El Niño, que apareceu com toda força neste ano.

O aumento das temperaturas não implicou apenas o calor intenso mas também o aumento no nível do mar. Algumas áreas no Ártico apresentaram temperaturas 29 graus mais quentes do que a média registrada para os meses de fevereiro.

Os dados fornecidos pela equipe foram enviados por satélites, que mediram e calcularam a temperatura da atmosfera a 8 quilômetros da superfície da Terra. O cálculo foi feito com base nos resultados apresentados nos últimos 40 anos e, desde o início dos registros, em 1880, a temperatura foi considerada a mais alta para o mês. 
Imprimir