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Taques e Mendes investem R$ 13,5 mi em restauração de vias cortadas por obras do VLT; conclusão sem data

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Laíse Lucatelli

Depois de quase dois anos de planejamento, a Prefeitura de Cuiabá e o governo de Mato Grosso lançaram investimentos de R$ 13,5 milhões na restauração das Avenidas Tenente Coronel (Prainha), Rubens Mendonça (CPA) e Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), cortadas pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O governador José Pedro Taques (PSDB) e o prefeito Mauro Mendes (PSB) trataram o investimento como “um presente para Cuiabá”, durante ato nesta quarta-feira (6), no canteiro central da Prainha, em frente ao Ginásio do Colégio São Gonçalo, ao lembraram que a Capital comemora 297 anos de fundação, nesta sexta-feira (8).

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“Cuiabá vem fazendo muito, ajudando Mato Grosso. Temos parcerias com os outros 140 municípios, como a prefeita Lucimar Campos, em Várzea Grande;  e Percival Muniz, em Rondonópolis”, citou Taques. “Em Cuiabá, as obras da Copa [do Pantanal Fifal 2014] deixaram a cidade triste e sua população acabrunhada. Nós precisamos resolver isso de uma vez por todas. E é um passo importante para que isso ocorra”, argumentou o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso.
 
“Nós precisamos terminara a obra do VLT. Isso é fato. Mas é preciso ser técnico. Não podemos só fazer apenas decisões políticas, como foram tomadas, no passado. O resultado está aqui”, criticou Taques.
“Veja o caso da trincheira do Santa Rosa, que vamos visitar hoje. A empresa Camargo Campos está no Termo de Ajustamento de Gestão, com o Tribunal de Contas do Estado [TCE] e caminham a contento”, pontuou.
 
Já o prefeito Mauro Mendes lembre que a  obra está prevista no programa do VLT. “A recuperação de 100% do asfalto das avenidas Prainha, do CPA e Fernando Correra constam no contrato e a Prefeitura se apresentou à parceria com o governo estadual, para executar: o município colocando R$ 5 milhões e governo de Mato Grosso R$ 8,5 milhões. Estamos antecipando o cronograma de obras, pleito que fizemos ao governador e ele atendeu”, argumentou Mauro Mendes.

“Vamos recuperar 100% do asfalto, sinalização vertical e horizontal, recuperando ainda bueiros e calçadas. Isso melhora muito a trafegabilidade  Nenhuma das obras serão perdidas quando o VLT estiver pronto”, emendou o prefeito da Capital.
 
Mendes esclareceu que, no planejamento inicial, não estava contido a solução para o alagamento do viaduto Clóvis Roberto (UFMT), na Avenida Fernando Correa da Costa. Todavia, a Prefeitura de Cuiabá firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com importante empreendimento na região, construindo uma enorme bacia de contenção, o que vai reduzir 30% do impacto causado pelo excesso de águas”, emendou ele.
 
O prefeito de Cuiabá disse que o projeto de recuperação chegará à solução com o governo de Mato Grosso. “É que o governo encomendou estudo à UFMT para resolver isso. A  proposta técnica, simples, objetiva e barata”, resumiu Mendes.
 
As obras de alargamento das avenidas estão sendo realizadas para melhorar o trânsito e, assim, corrigir problemas de mobilidade urbana causados pelas intervenções para a construção do VLT. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está executando as obras e, onde há conclusão, efetua a retirada dos blocos de concreto – gelo-baiano – colocados ao longo da vala que foi aberta para a implantação do VLT, na Prainha, e que orientavam os motoristas para evitar acidentes.
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