Imprimir

Notícias / Educação

Após polêmica com tirinha do Chico Bento, secretário de Educação da BA cai

G1

Após a polêmica com a distribuição de uma revista didática em que o personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, fala um palavrão, o secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, foi demitido pelo governador Jaques Wagner. A troca no comando foi decidida na segunda-feira, mas oficializada na terça-feira (4).

Em nota oficial, o governador justificou a mudança, ocorrida após dois anos e sete meses de Sauer no cargo, pela necessidade de fazer um ajuste administrativo na Secretaria da Educação.

Sauer será substituído pelo economista Osvaldo Barreto, que é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ainda segundo a nota, a "transmissão de cargo ainda não tem data marcada, mas deve acontecer nos próximos dias em função dos eventos já programados com a presença do governador".

Dez mil professores da rede pública da Bahia receberam uma revista didática, do personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, com um palavrão. O governo do estado disse que foi um erro e tentou corrigir com um carimbo o problema sem cancelar a distribuição.

A publicação trazia o seguinte diálogo: "Meu pai tem 800 cabeças de gado. E o seu?", diz um personagem. E Chico Bento responde: "Fala para ele enfiar tudo no c...".

O carimbo foi a saída encontrada pela Secretaria de Educação para não imprimir novamente 50 mil revistas que ainda não tinham sido distribuídas.

De acordo com a secretaria, o erro foi cometido por uma funcionária terceirizada que diagramou a revista. Ela diz que retirou a história de um site e que não percebeu o palavrão.

Na internet, o diálogo havia sido alterado do desenho original, publicado na página do cartunista Maurício de Souza. O instituto do criador disse que recebeu um pedido de desculpas do governo da Bahia.
Imprimir