Imprimir

Notícias / Brasil

RS confirma mais três mortes por gripe suína; total chega a 32 no Estado

Folha Online

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira mais três mortes de pacientes com gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Rio Grande do Sul. Com isso, sobe para 32 o número de mortes registradas no Estado e a, ao menos, 132 no país --de acordo com dados do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais da Saúde.

De acordo com a secretaria do Rio Grande do Sul, as novas vítimas são uma mulher de 70 anos, do município de Caxias do Sul; um homem de 33 anos, de Carazinho; e uma mulher de 51 anos, de Passo Fundo. Neste último caso, a paciente era considerada dentro do grupo de risco, por ter diabetes.

O Rio Grande do Sul é o Estado com o segundo maior número de mortes causadas pela gripe, atrás apenas de São Paulo que, até a última terça-feira (4), havia confirmado 50 mortes.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir