Imprimir

Notícias / Política MT

Taques e Mendes anunciam que atual Pronto Socorro passa a ser Hospital Infantil de MT a partir de 2017

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Quando o novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá for inaugurado, em junho de 2017, a atual unidade passará por adequações para se tornar o tão sonhado Hospital Infantil de Mato Grosso. O compromisso foi firmado pelo governador José Pedro Taques (PSDB) e prefeito Mauro Mendes (PSB),  após a inauguração da nova Ala Infantil no terceiro andar do atual Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, com 40 leitos – sendo 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia também:
Taques afirma que não concede reposição por impedimento legal e apela para servidor não fazer greve
 
“Quando terminarmos a obra do novo Pronto Socorro de Cuiabá e transferirmos toda operação, as demais alas aqui serão reformadas, com a mesma qualidade, para transformar no Hospital Infantil de Mato Grosso, com todas as especialidades”, anunciou Mendes, ao lado de Taques e da juíza Cleide Bispo, da 1ª Vara da Infância de Cuiabá.
 
“O prefeito está certo. A construção é muito importante. Obra que a sociedade mato-grossense esperava há muito tempo. o Estado estará se fazendo  presente, no custeio. Muitas crianças vêm do interior”, endossou Taques.
 
“Não interessa para o cidadão se o dinheiro vem da União, do Estado ou do município, mas, sim, a agilidade do atendimento com qualidade. O Estado estará junto no custeio [R$ 2 milhões por mês]. A Secretaria de Estado de Saúde vai analisar tecnicamente o valor. E, depois [2017], o município muda o Pronto Socorro e o Estado estará junto na construção do Hospital pediátrico”, sentenciou o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso.
   
“Nós entregamos o terceiro andar, que passa a ser a maior e mais importante ala pediátrica de Mato Grosso. Aqui não perde em qualidade para os melhores do país, como o Hospital Albert Einsten e o Sírio–Libanês [em São Paulo]. Nem para hospitais que são referência”, justificou Mendes.
 
Com a reforma, a unidade, com 1.234 metros quadrados,  terá duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos e, na enfermaria, 25. A juíza Cleide Bispo dos Santos, da Vara Especializada da Infância e da Juventude de Cuiabá, observou que, além de equipamentos modernos todo um novo conceito no acolhimento e cuidados com os pacientes será introduzido na unidade inclusive em relação a comunicação visual e todo o trabalho de ambientação e humanização do espaço.
 
O espaço terá ainda uma brinquedoteca, área para atividades culturais destinada  as crianças de 0 a quatro anos, lactário e local de convivência para os pais. Todos os ambientes seguem os padrões de hospitais infantis considerados referência no país. 
 
Além de equipamentos modernos, a obra física obedece a todos os requisitos de uma unidade de alta complexidade, incluindo piso especial, ar condicionado central e demais especificações relacionadas à alta complexidade.

“Sem dúvida, será um local de referência para o atendimento pediátrico em Mato Grosso. A ala irá oferecer atendimento em saúde de excelência e humanizado para as crianças e os familiares destas crianças”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes, madrinha da obra.
Imprimir