Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

O novo petróleo. O hidrato de metano, um cristal de gelo inflamável, é abundante e mais limpo que outros hidrocarbonetos e pode nos livrar do petróleo

Super Interessante

Depositada no fundo do mar, uma molécula de gás aprisionada em gaiolas de água congelada pode dar um empurrão no mercado de combustíveis fósseis. O hidrato de metano foi descoberto nos anos 70, mas só agora estamos vendo os primeiros avanços para retirá-lo dos oceanos. Quem lidera o resgate é o Japão, que investiu mais de R$ 1,2 bilhão no Chikyu, uma espécie de iate gigante com uma torre de 30 andares de armazenamento e que faz perfuração em águas profundas. O Chikyu conseguiu retirar o gás a 400 metros de profundidade sem romper o gelo - ou seja, sem liberar descontroladamente para a atmosfera o metano, um dos gases do efeito estufa. Novas extrações devem ser feitas até 2019.
Só no Japão, as reservas do gelo inflamável são suficientes para abastecer o país no próximo século - nada mal para uma economia que compra 95% da energia que consome. Em todo mundo, há 3 trilhões de toneladas de hidrato de metano nos mares, mais do que o triplo das reservas de 930 bilhões de toneladas de carvão, petróleo e gás natural somadas, de acordo com o relatório Energy Outlook, de 2007. No Brasil, estudos feitos pela PUC-RS com a Petrobras mostram que há depósitos do combustível na bacia sedimentar de Pelotas, na Região Sul, e na foz do rio Amazonas, no Norte - mas ainda falta estimar o volume das reservas. O hidrato leva vantagem em relação a hidrocarbonetos tradicionais porque produz mais energia gerando menos dióxido de carbono. Encapsulado nos cristais de gelo, o gás fica estável. Mas, à temperatura ambiente, é liberado e provoca chamas insólitas em mares gelados.
Imprimir