Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Caso raro, vaca tem 3 bezerros após passar por inseminação artificial

G1

Uma vaca teve três bezerros em Vargem Grande do Sul (SP) após passar por inseminação artificial. O caso provocou surpresa, já que há apenas 1% de chance de um animal desse porte ter trigêmeos, segundo um veterinário especializado em assistência reprodutiva.

Chilena, da raça girolando, deu à luz na semana passada a duas fêmeas e um macho, o primeiro parto múltiplo da fazenda em que vive. “É um animal diferenciado”, garantiu o criador Maquis Ranzani Junior. Ele estima que, depois do feito, o valor da vaca subiu de R$ 7 mil para R$ 50 mil.

Inseminação normal
A vaca foi inseminada em agosto do ano passado. O pai dos bezerros é um touro de Brasília, da raça gir, e os tratadores dizem que não foi feito nada de diferente na inseminação e durante a gestação.

“Fizemos a inseminação normal, ela emprenhou tranquilamente, não teve procedimento nenhum diferente”, disse o inseminador Reinaldo Donizete de Souza.

O veterinário Sérgio Carvalho Galhardo disse que nunca viu nada igual.

“É raro porque, além do animal ter que ovular várias vezes, esses óvulos precisam ser fertilizados e esse animal [precisa] manter a gestação porque às vezes o animal até emprenha de gêmeos, trigêmeos, mas normalmente ele perde essa gestação”, explicou.

Produtora de leite
Depois da surpresa, Chilena tem recebido um tratamento diferenciado, com mais ração, para dar conta de cuidar dos filhotes. A expectativa é de que, em breve, ela produza no mínimo 30 quilos de leite.

Além da expectativa de produção, o criador também torce por outra gravidez múltipla. De acordo com o veterinário, isso até pode acontecer, mas novamente será um caso raro.
Imprimir