Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Neurocientistas registram exato momento em que homem 'viu Deus'

Revista Galileu

Odevaneio religioso de um homem que sofre de epilepsia se tornou um dos maiores mistérios da medicina israelense. Durante a execução de um eletroencefalograma, o paciente teve um delírio ilusório em que disse ter “visto e ouvido Deus” e tudo foi registrado e analisado pelos eletrodos usados durante o exame.

O paciente de 46 anos, que não teve seu nome revelado, estava passando por um novo tratamento para cuidar de sua epilepsia do lobo temporal direito, um tipo de epilepsia que causa, além de convulsões, estranhas emoções súbitas, lembranças repentinas de velhas recordações, além de alucinações de vozes, músicas, pessoas, cheiros e sabores. Essas experiências podem durar de alguns segundos a dois minutos.

Como parte deste novo tratamento, os médicos pediram que o paciente parasse de tomar seus medicamentos anticonvulsivantes, fármacos responsáveis por suprimir os disparos rápidos e excessivos de neurônios durante uma convulsão.Então, enquanto passava por um eletroencefalograma, o homem teve sua experiência ilusória. Na declaração que deram à Discovery Magazine, os médicos disseram que o homem se declarava judeu, mas não se considerava um religioso fervoroso.

Confira o depoimento dos médicos: “Enquanto estava deitado na cama, o paciente abruptamente ‘congelou’ e ficou fitando o teto por muitos minutos. Depois, ele disse que sentiu que Deus estava se aproximando dele. Depois de um tempo, o homem começou a recitar orações com a voz baixa e a observar seu quipá. Aí, colocou o quipá e passou a orar com mais intensidade. Então, de chofre, ele gritou: ‘E você é Adonai [nome do Deus na Bíblia Hebraica], o Senhor!’. No final, o paciente nos disse que Deus havia se revelado para ele, ordenando que levasse redenção ao povo de Israel”.

Além da alucinação, os médicos disseram que o homem saiu pelos corredores do hospital interpelando pacientes, médicos, enfermeiros e outras pessoas, e dizendo que “Deus me enviou para você”.

Mistério

O que poderia ser apenas uma alucinação ou um relato bizarro, tornou-se misterioso quando os médicos analisaram os dados colhidos pelos eletrodos durante o eletroencefalograma. Os resultados revelaram um aumento de atividade na faixa de baixa gama (30-40 Hz) no córtex pré-frontal esquerdo, no exato momento da experiência sobrenatural — curiosa e exatamente o lado oposto do cérebro em que as crises do paciente eram geradas.

Num artigo para a revista Epilepsy and Behaviour, os médicos escreveram que o paciente experimentou “delírios religiosos grandiosos de revelação e zelo missionário no contexto de uma psicose pós-ictal (PIP)”.

Mas que diacho é PIP? Você deve estar se perguntando... Esta é uma complicação rara, mas muito grave, que acontece após convulsões, tipicamente causando alucinações visuais, desilusões, paranoia e, às vezes, comportamento agressivo.

Os médicos concluem o artigo escrevendo que tudo ainda permanece um mistério, já que eles não foram capazes de descobrir o que deu início à atividade anormal na região cerebral oposta ao problema que o paciente já tem.
Imprimir