Imprimir

Notícias / Cidades

Odontologia do Centro Univag prestará orientações durante 1ª Caminhada Livre do Tabaco

Da Redação

Uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) vão realizar mais uma etapa das campanhas permanentes de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca através de orientações de higiene bucal e como realizar o autoexame, além da entrega de Kits de escova, creme e fio dentais, durante a 1ª Caminhada Livre do Tabaco, que será realizada no dia 04 de junho, das 8h ás 11h, no Parque Estadual Mãe Bonifácia em Cuiabá.

A coordenadoria de saúde bucal do município também está presente no evento, que é desenvolvido pela Secretária de Saúde da Capital. A caminhada é alusiva ao Dia Mundial de Controle ao Tabagismo e do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os profissionais de saúde vão aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e direcionamento dos pacientes para as unidades de saúde que atuam com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Em Cuiabá, o programa foi implantado há pouco mais de um ano, com o objetivo de promover a saúde e proporcionar qualidade de vida aos pacientes, por meio de acompanhamento clínico, físico e mental.

 Ações preventivas:

Nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio a clínica odontológica do Univag, realizou exames bucais preventivos objetivando a identificação precoce das lesões potencialmente malignas, além de outras atividades, como dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico, socialização sobre a nova lei anti-fumo que entrou em vigor em dezembro de 2014, entrega de Kits de higiene oral e realização de exames bucais.

O tabagismo, segundo a OMS é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que quase 6 milhões de pessoas morram por ano devido aos males do tabaco, ou seja, mais de 10 mil mortes por dia, sendo que 600 mil são fumantes passivos. Até 2030 estima-se que o tabaco será responsável por oito milhões de mortes.

No Brasil, segundo a Anvisa, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, contabilizando 23 pessoas por hora. O cigarro causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral , gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.

Uma realização do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do UNIVAG, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), LACCanBo e Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).
Imprimir