Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Natureza fortalece o sistema imunológico

SuperInteressante

Passar mais tempo em contato com a natureza faz bem para saúde, como mostram diversos estudos científicos. Você provavelmente já sabe disso, mas como esse processo acontece? Uma nova pesquisa conduzida pela cientista Ming Kuo, da Universidade de Illinois, parece ter achado a resposta: o segredo é o sistema imunológico. Ela encontrou mais de 21 conexões entre a natureza e uma vida saudável, mas o nosso sistema imunológico parece ser o principal. Como diz o estudo: "A melhora do funcionamento imune surge como um promissor candidato para um caminho central entre a natureza e a saúde.".

Entre os problemas que podem ser evitados/amenizados pela natureza, estão a diabetes, depressão, ansiedade, déficit de atenção, obesidade e até câncer. Em entrevista, Kuo completa: "A natureza não tem só um ou dois ingredientes ativos. Ela é mais como um complexo multivitamínico, que nos dá todos os tipos de nutrientes que precisamos. É assim que a natureza nos protege desses diferentes tipos de doenças - cardiovasculares, respiratórias, mentais, musculares, etc - simultaneamente".

A natureza muda o nosso modo de "luta e fuga" para o "descansar e digerir". O primeiro prevalece sobre o corpo em condições de estresse e perigo, preparando a pessoa para - como diz o próprio nome - lutar ou fugir. Para fazer isso, o nosso organismo "desliga" tudo que não é imediatamente necessário (o sistema imunológico, por exemplo), para aumentar a adrenalina, a atividade cerebral, o metabolismo basal e os batimentos cardíacos. É claro que, em algumas situações, essa reação é realmente necessária, como quando você sofre um assalto, fica sob pressão ou bate o carro, problemas típicos de uma cidade grande. É possível perceber que quem tem uma vida mais urbana fica bem mais no modo "luta e fuga" do que no "descansar e digerir", que são opostos. A cientista explica na entrevista: "Quando nos sentimos completamente seguros, nossos corpos fornecem recursos para investimentos em longo prazo, que trazem benefícios para a saúde? crescer, reproduzir e construir o sistema imune. (...) Quando estamos na natureza, relaxados, e o nosso corpo sabe que está seguro, ele investe recursos nesse sistema".

Mas se você é uma pessoa meio aversa à natureza, que não está disposta a acampar no meio do mato para virar lanche de mosquito, não se preocupe: ainda dá para obter os benefícios em atividades urbanas mesmo, como visitar uma exposição ou ler um livro. Se você estiver relaxado, o seu sistema nervoso vai agradecer e o "luta e fuga" vai ficar desligado por um tempo. Mas não dá para ter tudo. As outras vantagens que a natureza oferece, como a produção de vitamina D estimulada pela luz solar, o ar puro, e contato com a Mycobacterium vaccae - bactéria do bem encontrada em solo natural- ficam de fora.
Imprimir