Imprimir

Notícias / Mundo

Entidades LGBT de EUA e Europa se solidarizam com vítimas do massacre de Orlando

Agência Brasil

Líderes de organizações gays nos Estados Unidos e na Europa divulgaram hoje (12) nota de repúdio ao ataque contra uma boate gay, em Orlando, no estado da Flórida, e manifestaram solidariedade às pessoas que morreram ou ficaram feridas na tragédia.

“Foi com grande choque e consternação que a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intergêneros (Ilga) soube do tiroteio em massa em um clube gay em Orlando, Flórida, que é conhecido por seus programas comunitários”, afirmou o diretor-executivo da Ilga, Renato Sabbadini, no site da organização. Com sede na Suíça, a Ilga é uma das maiores entidades de defesa da comunidade LGBT do mundo e suas pesquisas sobre o assunto costumam ser estudadas e avaliadas pela Organização das Nações Unidas para a elaboração de políticas destinadas à proteção de minorias.

"Estamos devastados por esta tragédia e não podemos imaginar a extensão do terror sobre o que estava previsto para ser uma noite de diversão para muitos membros da nossa comunidade e seus aliados", acrescentou Renato Sabbadini.. "Estamos de luto pelas vítimas, e os nossos corações estão com suas famílias, seus amigos e toda a comunidade", disse Sabbadini.

Nos Estados Unidos, líderes LGBT e entidades emitiram declarações de solidariedade às pessoas que morreram ou ficaram feridas em Orlando.  A organização Equality Florida  iniciou uma campanha para angariar fundo destinado a ajudar as famílias das vítimas de Orlando.

"Estamos de coração partido e enojados com essa violência sem sentido, que destruiu vidas em nosso estado e em nosso país", informou a Equality Florida, que representa lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros da Flórida. "Não fazemos suposições sobre o motivo. Vamos aguardar os detalhes enquanto derramamos lágrimas de tristeza e de raiva”, acrescentou a entidade.

O diretor da entidade Assembleia Igualitária LGBT, Roddy Flynn, também condenou o ataque na boate de Orlando e disse que a tragédia terá “impacto relevante sobre toda a comunidade".
Imprimir